BLOG INATIVO DESDE JAN/2010

Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Veja prédios 3D no Google Earth

Parte de São Paulo acaba de ser coberta por prédios 3D no Google Earth. Mesmo sem texturas, as construções dão mais realismo ao mar de edificios da metrópole.
Por enquanto, apenas uma parte dos bairros da capital paulista foi incrementada no programa. É possível dar uma volta tridimensional pelo centro antigo e pelos bairros da Bela Vista e dos Jardins, além de ver uma parte de Pinheiros e de Moema. O Google não divulgou o método usado para recriar os prédios da cidade. 
É bem provável que seja feita uma análise por computador das imagens de satélite, que trazem os contornos e a sombra de cada um deles. Com esses dados, é possível estimar formato e altura. O grande defeito do processo está na falta de tratamento das imagens no solo. Os edifícios surgem em cima de suas próprias fotos e pedaços deles podem ser vistos sobre ruas e calçadas.
Esse é o primeiro passo para que as construções ganhem texturas. Foi o que aconteceu em Nova York, por exemplo. Algum tempo depois de os prédios de Manhattan surgirem em 3D, eles foram melhorados com detalhes fotorrealistas. Recentemente, o Google Earth recriou também dessa forma as cidades de Birmingham e Cardiff, na Inglaterra, e Dublin, na Irlanda.
Em São Paulo, um ou outro prédio já recebeu tratamento especial e pode ser visto com um bom grau de realismo. É o que ocorre com os Estádios do Pacaembu e do Morumbi, o Masp, a sede da Fiesp, o Copan e o Edifício Itália, por exemplo. Boa parte deles, no entanto, está lá não por causa de um esforço do Google. Usuários e empresas fizeram os modelos com o Google SketchUp e os colocaram no ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário