BLOG INATIVO DESDE JAN/2010

Pesquisar este blog

sábado, 26 de setembro de 2009

O que é um vírus de computador, e qual a sua classificação?


Essa semana inicie as aulas de Internet na Estação Digital Municipal de Quirinópolis. E tratando-se do mundo web, é muito importante ensinar os novos alunos internautas sobre os vírus de computador. Para compartilhar os meus conhecimentos não só com os meus alunos, resolvi postar aqui no blog, para que você leitor possa estar atento quantos aos cuidados com o seu PC.


O que é um vírus
Um vírus é apenas um programa que se autocopia e/ou faz alterações em outros arquivos e programas, de preferência sem o seu conhecimento e sem a sua autorização.
O nome é apenas uma analogia aos vírus biológicos, pelos danos que causam e pela forma como se propagam.


Os vírus não surgem do nada no computador. São criados por alguém e postos em circulação até que chegam em seu computador por meio de um programa, e-mail, disquete ou página da Internet infectados.


Um vírus basicamente é um conjunto de instruções com dois objetivos: agregar-se a um arquivo para depois se disseminar sistematicamente para outros, sem a permissão ou comando do usuário. São, portanto, auto-replicantes. Além disso, os vírus contêm instruções para agir conforme o seu criador deseja.
 

Podem se manifestar de diversas formas:
    * mostram mensagens indesejadas;
    * alteram arquivos;
    * diminuem o desempenho do sistema;
    * apagam arquivos;
    * corrompem a tabela de alocação;
    * apagam todo o disco rígido.


Classificação dos vírus

Benignos
Apenas exibem mensagens, muitas vezes em dias predeterminados, sem provocar danos maiores.

Malignos
Vírus que de fato afetam arquivos e programas, impedindo que o usuário execute determinadas operações. Muitas vezes, um vírus previamente concebido para ser benigno age destrutivamente por erro de programação do criador ou por bugs.

Macrovírus
São vírus que infectam arquivos de dados, como os do Word (.doc) e Excel (.xls). Não atacam arquivos executáveis (.exe). Esses vírus, geralmente, são multiplataforma, não importando o sistema operacional que atacam.


Programas antivírus
São programas para detectar vírus num computador, disquetes, CDs, pendrive, MP3, MP4 e outros. Quando um vírus é detectado, sua seqüência de bytes é analisada. O programa antivírus, então, faz uma varredura não disco rígido sempre que o computador é ligado (ou quando antivírus é acionado), buscando uma seqüência igual ou similar em seus arquivos. Encontrando essa seqüência, acusa a infecção e, sempre que possível, faz automaticamente as correções necessárias.

Atualizar sempre
Embora os programas antivírus possuam catalogados, em seus bancos de dados milhares de vírus conhecidos, surgem a cada mês, em mídia, 100 novos. Assim, é necessário atualizar constantemente o programa. Essa atualização é gratuita durante o primeiro ano após a compra e pode ser realizada diretamente pela Internet caso seu antivírus não seja totalmente free (gratuito).

Também é importante atualizá-lo sempre em à relação versão do software. Sites de download de software como www.superdownloads.com.br, www.baixaki.com.br, www.gratis.com.br e outros estão sempre divulgando as versões mais recentes. Você também pode encontrar direto no site da empresa do antivírus.

Alguns programas antivírus

    Virusscan
    Produzido pela McAfee, um dos mais conhecidos no mundo. Disponível em versões para os vários sistemas operacionais, desde o Ms-DOs até o Windows.

Norton Antivírus - NAV
    Produzido pela Symantec, o Norton Antivírus (também conhecido como NAV) encontra-se entre os mais populares hoje em dia.

Dr. Solomons Tool Kit
    Possui aproximadamente 13 mil vírus listados, com uma interface bastante amigável.

AVG
    Produzido pela Grisoft, possui uma versão gratuita. Um dos antivírus mais usados pelos usuários domésticos. Com um amplo banco de dados de vírus.

Panda
    Desenvolvido pela Panda Security, foi desenvolvido especialmente para aquelas pessoas que não querem passar um bom tempo configurando todas as funções do antivírus, basta instalar e esqueça. Gratuito para testar por 30 dias.


Spyware
É o termo usado para descrever softwares que executam determinados comportamentos, como publicidade, recolha de informações pessoais ou alteração da configuração do computador, normalmente sem o seu consentimento prévio. O spyware está muitas vezes associado a apresentações de publicidade (chamado adware) ou softwares que detectam informações pessoais ou importantes.

Isso não significa que todo o software que fornece anúncios ou detecta as suas atividades on-line seja mau. Por exemplo, você pode assinar um serviço de música gratuito, mas "paga" pelo serviço aceitando receber anúncios publicitários de seu interesse. Se aceitar as condições e concordar com elas, pode considerar que se trata de um acordo justo.

Outros tipos de spyware fazem alterações no seu computador que podem ser aborrecedoras e provocar lentidão ou o bloqueio do computador. Esses programas podem alterar a página inicial ou página de pesquisa do seu browser da web ou adicionar componentes desnecessários ou indesejados ao seu browser. Esses programas também dificultam muito a reposição das configurações para a forma original (Fonte: www.microsoft.com).

Alguns programas de antispyware

Existem programas de antivírus que protegem de spywares.Esses programas também devem ser atualizados na sua lista de banco de dados, pois a cada dia surgem novos spyware. Veja os dois exemplos mais usados.


Tipo
    

Spybot
    Além de proteger contra spyware, pode remover rastros de uso, uma função interessante se você partilha o seu computador com outros usuários e não quer que eles vejam o que você está trabalhando. Desenvolvido por Patrick M. Kolla (www.safer-networking.org) e totalmente gratuito.


Ad-Aware
    Produzido pela Lavasoft, um dos pioneiros no combate a spywares, prevenindo, detectando e removendo esses arquivos maliciosos, trazendo um computador livre dessas ameaças.


A senha perfeita


Será que existe a senha perfeita? Você estudou no inicio desta aula que hackers conseguem descobrir senhas de várias maneiras, então como criar uma senha difícil de quebrar, já que aparentemente o impossível está inalcançável? Aqui vão algumas dicas.


Aos administradores de rede
Não use a conta do super-usuário ou administrador para outros setores/ funcionários.
Crie grupos por setores/áreas afins.
Crie contas dos usuários de acordo com seus nomes, dentro dos grupos.
Faça troca de senha periodicamente, o ideal que a cada três meses e no máximo seis meses.
Faça a troca de senha sempre que houver suspeita de vazamento.
A senha de cada usuário é pessoal e intransferível. Proíba rigorosamente que ela seja cedida para outra pessoa.
O responsável por cada setor (ou gerente geral) deverá ter as senhas dos seus funcionários, em local seguro, para casos de emergência.
Jamais escreva a senha num pedaço de papel e o cole no teclado ou monitor, nem o coloque na sua gaveta destrancada.


Ao usuário, não utilizar:


    * mesmo nome do usuário (login);
    * senha em branco;
    * palavras óbvias, como “senha”, “pass” ou “password”;
    * mesma senha para diversos usuários;
    * primeiro e último nome do usuário;
    * nome do marido, esposa, pais ou filhos;
    * informações pessoais (placa do carro, data de nascimento, telefone, cpf);




Um comentário: