BLOG INATIVO DESDE JAN/2010
Pesquisar este blog
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Tecnologia na Educação. A introdução nas escolas
Ante a introdução dos computadores na escola, os sistemas e seus agentes são induzidos a rever processos de trabalho e, por vezes, o próprio conceito essencial de seus fazeres.
Especialmente aqueles que trabalham diretamente com os computadores e os alunos, caso de professores, coordenadores e diretores encontram-se diante de desafios realmente muito complexos, já que a expectativa é de que haja um amplo e generalizado aprimoramento da educação e, em particular, da escola.
A Internet está trazendo inúmeras possibilidades de pesquisa para professores e alunos, dentro e fora da sala de aula. A facilidade de, digitando duas ou três palavras nos serviços de busca, encontrar múltiplas respostas para qualquer tema, é uma facilidade deslumbrante, impossível de ser imaginada há bem pouco tempo. Isso traz grandes vantagens e também alguns problemas.
O aluno aumenta as conexões lingüísticas, as geográficas e as interpessoais. As lingüísticas, porque interage com inúmeros textos, imagens, narrativas, formas coloquiais, e formas elaboradas; com textos sisudos e textos populares. As geográficas, porque se desloca continuamente em diferentes espaços, culturas, tempos e adquire uma visão mais ecológica sobre os problemas da cidade. As interpessoais, porque se comunica e conhece pessoas próximas e distantes, da sua idade e de outras idades, on line e off line.
O aluno desenvolve a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, a troca de resultados. A interação bem sucedida aumenta a aprendizagem. Em alguns casos há uma competição excessiva, monopólio de determinados alunos sobre o grupo. Mas, no conjunto, a cooperação prevalece.
A educação presencial está incorporando tecnologias, funções, atividades que eram típicas da educação a distância, e a EAD está descobrindo que pode ensinar de forma menos individualista, mantendo um equilíbrio entre a flexibilidade e a interação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário