Você já ouviu falar em carta de apresentação? Não, não estamos falando da carta de recomendação, aquela em que um ex-chefe confirma a sua competência profissional. O assunto desta reportagem é a chamada cover letter, ou, em bom português, uma maneira de você se apresentar para um possível empregador na forma de um texto.
Mas não se trata de um simples cartão de visita. Para escrever uma boa cover letter, é necessário, antes de tudo, ter em mente uma bela estratégia de marketing pessoal. A palavra-chave é personalização.
Passe longe de introduções do tipo "Venho por meio desta…" ou "A quem interessar possa". Desde o início, direcione a carta especificamente ao empregador que você vai contactar.
Pessoal o currículo é o histórico do profissional. É o passado e o presente do candidato. A carta de apresentação deve mostrar o que você planeja para o futuro, o motivo pelo qual se interessou pela vaga e pela empresa.
Mas será que a carta de apresentação tem tanta importância no Brasil quanto nos Estados Unidos?
Mas será que a carta de apresentação tem tanta importância no Brasil quanto nos Estados Unidos?
Leia algumas dicas que ajudarão você a escrever uma boa carta de apresentação:
1. Estude o perfil da empresa em que você pretende trabalhar. Salpicando algumas dessas informações no seu texto, você demonstrará conhecimento e real interesse no empregador.
2. Nunca utilize modelos prontos. As expressões "Venho por meio desta", "Venho pela presente" e "A quem interessar possa" são um mau começo.
3. Procure encaminhar a carta diretamente ao responsável pela área de recrutamento, tornando-a nominal. Dessa forma, você demonstra que escreveu exclusivamente para aquela pessoa.
4. Não faça da carta de apresentação um resumo do seu currículo. O segredo é usá-la como arma para ressaltar seus aspectos profissionais que melhor se adequam à vaga pretendida.
5. Seja claro e objetivo, informando a qual vaga você está se candidatando.
6. Finalize colocando-se à disposição para mais esclarecimentos. Não se esqueça de datar e assinar a carta (se for em papel, claro). Vale a pena acrescentar seu telefone para facilitar o contato.
7. Revise o texto e peça para um amigo fazer o mesmo. Mesmo os melhores redatores deixam passar erros.
8. Para fechar: se você não estiver seguro do que vai dizer na cover letter e não conseguir a orientação necessária, descarte-a. É melhor do que "encher lingüiça".
1. Estude o perfil da empresa em que você pretende trabalhar. Salpicando algumas dessas informações no seu texto, você demonstrará conhecimento e real interesse no empregador.
2. Nunca utilize modelos prontos. As expressões "Venho por meio desta", "Venho pela presente" e "A quem interessar possa" são um mau começo.
3. Procure encaminhar a carta diretamente ao responsável pela área de recrutamento, tornando-a nominal. Dessa forma, você demonstra que escreveu exclusivamente para aquela pessoa.
4. Não faça da carta de apresentação um resumo do seu currículo. O segredo é usá-la como arma para ressaltar seus aspectos profissionais que melhor se adequam à vaga pretendida.
5. Seja claro e objetivo, informando a qual vaga você está se candidatando.
6. Finalize colocando-se à disposição para mais esclarecimentos. Não se esqueça de datar e assinar a carta (se for em papel, claro). Vale a pena acrescentar seu telefone para facilitar o contato.
7. Revise o texto e peça para um amigo fazer o mesmo. Mesmo os melhores redatores deixam passar erros.
8. Para fechar: se você não estiver seguro do que vai dizer na cover letter e não conseguir a orientação necessária, descarte-a. É melhor do que "encher lingüiça".
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