BLOG INATIVO DESDE JAN/2010

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Cresce interesse de empresas por computação em nuvem


O armazenamento de dados em  no modelo de computação em nuvem (cloud computing) – também conhecido como  DaaS (date as a service ou, em português, dados como serviços) – está ganhando a atenção dos líderes de tecnologia da informação (TI). Segundo pesquisa realizada pelo site da CIO norte-americana, 46% dos decisores da área de tecnologia já analisam a possibilidade de adotar essa modalidade.

O principal apelo desse padrão de armazenamento, de acordo com o analista da consultoria Pund-IT, Charles King, é em relação à prática de backup (recuperação), já que demanda menos custos do que a criação  de um segundo data center. Também nessa linha, King defende que esse tende a ser um caminho para que os provedores forneçam serviços relacionados também a aplicações secundárias, como CRM (sistema gestão de relacionamento com clientes) e ERP (sistema de gestão empresarial).

O analista, apesar de advogar em favor do armazenamento em cloud computing, destaca que o modelo não é adequado a qualquer tipo de informação. Para ele, dados sigilosos – principalmente ligados a instituições financeiras e governamentais – não poderão ser guardados virtualmente. Isso porque, segundo o especialista, normas regulatórias de segurança requerem que tais arquivos sejam guardados, criptografados e rastreados por meio de centros físicos de processamento.
Dadas as incertezas que ainda rondam o padrão de computação em nuvem, é certo que os CIOs só o adotarão quando tiverem garantias de como suas informações serão guardadas e como poderão manuseá-las com segurança.

Um comentário:

  1. Muito bacana o poster...
    Será que é confiável manter nossos arquivos pessoais assim?


    Vamos esperar pra ver né?!

    ResponderExcluir