BLOG INATIVO DESDE JAN/2010

Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Inclusão digital é destaque nos jornais latino-americanos

Nas matérias publicadas na seção de Ciência e Tecnologia dos sites Observa do Uruguai e Diario La Hora, da Guatemala, conta-se a história da Cooperativa Costurando Ideais do Morro Santa Marta, que recebeu um site de presente do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (PRODERJ).

A inclusão digital proporcionada pelo projeto Internet Comunitária no Rio foi tema de reportagem em dois jornais online latino-americanos.  Além disso, as matérias relatam como a Internet acessada dos Centros de Internet Comunitária (CICs) tem ajudado as pessoas de baixo poder aquisitivo, principalmente nas favelas, a conseguirem prosperar em algum negócio, elaborar um currículo, procurar um emprego, entre outros inúmeros serviços proporcionados pelo mundo digital.

A repórter Amelie Rosique da agência de notícias France Press (AFP), autora da reportagem, conta o que viu ao conhecer de perto a Cooperativa do morro Dona Marta, no bairro de Botafogo ”com o básico, linha e agulha, as quatro integrantes da cooperativa, fundada em 2002, confeccionam quase tudo, como vestidos, camisetas e até bijuterias e sonham um dia exportar para Estados Unidos e Europa”.

A repórter destaca, em seguida, que foi através do site (www.internetcomunitaria.rj.gov.br/costurandoideais) que esse sonho poderá tornar-se realidade, “Mas, foi graças à internet que estas costureiras conseguiram realmente expandir suas fronteiras, após a criação do site na web no ano passado”.

O presidente do PRODERJ, Paulo Coelho, explicou que “este projeto de inclusão digital é parte de uma estratégia mais global de integração social e reurbanização das favelas”. Desde de 2004, o PRODERJ coordena um projeto de inclusão digital em todo o estado do Rio, através dos 84 Centros de Internet Comunitária (CICs), laboratórios com computadores conectados à banda larga e que oferecem acesso gratuito à Internet e aulas de alfabetização digital para adultos e para a terceira idade.

As reportagens citam que os 12 mil habitantes do Morro Santa Marta também já dispõem de um desses centros desde de setembro de 2008 e o monitor do CIC, Elias Vieira, esclarece que a procura pelo telecentro da comunidade é, sobretudo, por questões ligadas a trabalho, como elaborar um currículo, buscar um emprego, enviar um documento, etc.

Paulo Coelho complementa que as pessoas também podem procurar um CIC para criar uma conta de email: -  "Os habitantes das favelas não tem seu próprio correio eletrônico. Nos Centros pode-se criar uma conta de correio para responder a um pedido de emprego, por exemplo. É mais prático e isso evita a discriminação" - destaca Coelho.

Fonte: http://www.governo.rj.gov.br

A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão implanta 2.200 computadores em escolas

A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão implanta 2.200 computadores em escolasA Seduc desenvolve, há pouco mais de cinco meses, um amplo processo de recuperação e implantação de laboratórios de informática em todas as escolas da rede estadual de ensino.
Nesse trabalho, já foram colocados em funcionamento 2.200 computadores em 250 escolas de São Luís e do interior do Maranhão. A ação dos técnicos da Superintendência de Informática da Seduc, comandada pelo secretário estadual de Educação, César Pires, tem o objetivo de oferecer uma educação com mais qualidade e incluir digitalmente os estudantes da rede estadual.

Determinada pelo secretário de Estado de Educação, César Pires, a ação dos técnicos da Superintendência de Informática da Seduc objetiva oferecer uma educação com mais qualidade e incluir digitalmente os alunos da rede estadual de ensino. Eles já recuperaram e instalaram computadores nas escolas das Unidades Regionais de Educação de São Luís (550), Imperatriz (312), Chapadinha (320), Presidente Dutra (244), Balsas (180), Codó (264), São João dos Patos (242) e Pinheiro (88).

Atualmente, 52 escolas da capital tiveram seus laboratórios de informática montados e o sistema operacional reestruturado. Todas essas unidades de ensino têm, hoje, acesso à Internet. Atualmente, mais de 830 escolas estaduais do Maranhão contam com laboratórios de informática.

Fonte: http://www.ma.gov.br/imprensa/

Estações Digitais capacitam 2.366 alunos em João Pessoa (PB)

O projeto, implantado na capital paraibana em abril de 2007, já habilitou 2.366 jovens e adultos por meio das 25 estações em funcionamento.

"Se não fosse esse curso, eu nunca aprenderia a mexer no computador". A declaração é da adolescente Isabel Cristina Santos, de 16 anos, uma das alunas do curso básico de informática oferecido pela Estação Digital que funciona no Centro de Referência da Juventude Ilma Suzete Gama, no bairro dos Funcionários I.  Isabel é uma das 920 pessoas atendidas atualmente pelo projeto, que conta com 25 Estações Digitais espalhadas em 22 bairros da cidade. As Estações já capacitaram 2.366 pessoas. A inclusão de jovens e adultos pessoenses no mundo virtual é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e do Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e das Comunicações.

O projeto, implantado na capital em abril de 2007, já habilitou 2.366 jovens e adultos, para disputar "de igual para igual" o concorrido mercado de trabalho, como destacou o estudante Benjamin Rodrigo de Freitas. "Essa é a primeira vez que tive a oportunidade de manusear um teclado, ficar na frente de um computador. No momento estou desempregado e não teria condições financeiras de fazer um curso de informática pago. Sou muito grato, pois estou aprendendo muita coisa e, quando eu terminar, voltarei ao mercado de trabalho", planeja o aluno.

De acordo com o instrutor Diego Christenson, um curso básico de computação custa, em média, R$ 230, valor que não condiz com a realidade financeira da maioria dos alunos que frequenta as Estações. "Nas turmas que dou aula, eram poucos os alunos que tinham acesso ao computador. Alguns até frequentavam as lan-houses, mas apenas para entrar na internet, sem nenhuma noção para quê aquelas ferramentas serviam. Nos cursos das Estações Digitais, todo o material é gratuito e o certificado é reconhecido. Agora, eles podem disputar com qualquer pessoa uma vaga no mercado de trabalho", garantiu o instrutor.

Webdesign – Além do curso completo do módulo básico em todas as Estações, a prefeitura já formou uma turma com a qualificação em Webdesigner. Foram 16 pessoas que concluíram no mês de julho, na Estação Digital que funciona no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na Ilha do Bispo. No mesmo local, já foram iniciadas duas novas turmas, cada uma com dez alunos.

Segundo o Chefe da Divisão de Inclusão Digital, José Isidro Alves, setor vinculado a Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia (Secitec), a meta é expandir este curso para as demais unidades. "Nos estamos estudando a possibilidade de abranger para todos os bairros com o curso de Webdesigner. Sabemos da importância das Estações Digitais para esses jovens. Aqui, eles encontram um espaço para estudo, fazem um curso, recebem o certificado e se tornam competitivos para o mercado de trabalho. Um exemplo disso são os vários alunos que hoje estão empregados", ressaltou José Isidro.

Unidades – A prefeitura de João Pessoa mantém atualmente 25 estações abertas ao público nos seguintes bairros: Valentina (duas estações); Mangabeira (duas estações); Funcionários I e II; Cruz das Armas; Bancários; Expedicionários; Ipês; Mandacaru; Róger; Alto do Mateus; Jardim Veneza; Altiplano (Clube da Pessoa Idosa); Varadouro ( sendo uma unidade no Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e outra na Estação da Moda); Ilha do Bispo; São José; Manaíra; Gramame; Rangel; Cristo; Estados (Instituto dos Cegos); e Jaguaribe (na Praça Bela Vista). Desse total, 12 unidades funcionam nos três turnos. Em cada período do dia, tem duas turmas com dez alunos matriculados.

Os cursos têm carga horária de 60/horas, ou seja, cinco horas por semana, o que contabiliza em média três meses. Hoje, a Prefeitura tem 920 alunos que vão concluir seus cursos no fim deste mês de setembro.

Os interessados em fazer os cursos devem ficar atentos ao período de inscrição. No início do próximo mês de outubro, os Centros de Referência da Cidadania e os da Juventude, localizados em vários bairros da cidade, começam a fazer o cadastro para formar turmas. Em alguns locais, a procura é tanta que já existe lista de espera. "Já estamos com 95% dos atuais cursos encerrando. Depois de concluído tudo, vamos promover uma capacitação para os instrutores, como sempre acontece, pois estamos preocupados com a prática pedagógica", destacou o chefe da Divisão de Inclusão Digital. Todos os cursos são gratuitos, assim como o material didático disponibilizados.

Acesso livre – Além do curso básico de computação, as unidades oferecem acesso livre ao público. "Cada usuário tem cerca de trinta minutos para utilizar o computador para atividades como pesquisa, trabalho escolar, digitação de curriculum, criar e-mail ou navegar na internet. Se necessário, esse tempo é renovado automaticamente. Dessa maneira, as Estações Digitais atingem o objetivo para que foram criadas: possibilitar a inclusão digital de todos. Por mês, em cada Estação, temos em média 1,2 mil pessoas utilizando os nossos computadores", informou José Isidro.

Fonte: http://www.joaopessoa.pb.gov.br

Belo Horizonte (MG) sediará a 8ª Oficina para Inclusão Digital

Belo Horizonte (MG) sediará a 8ª Oficina para Inclusão DigitalApós contemplar todas as regiões do país, a 8ª edição do maior evento de inclusão digital do país retornará ao Sudeste e será realizada pela primeira vez na capital mineira entre os dias 24 e 27 de novembro de 2009.

O local será o SESC Venda Nova, situado na Rua Maria Borboleta, s/nº, Bairro Letícia. As edições anteriores passaram por Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belém.
O evento é anualmente organizado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – SLTI/MP, em conjunto com o Comitê Técnico de Inclusão Digital, e as instituições Sampa.org, Rede de Informações para o Terceiro Setor - RITS, Cidadania Digital, Coletivo Digital, Projeto Saúde & Alegria e Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos - IPSO. Nesta edição, na capital mineira, também fazem parte da organização a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social – Dataprev, o governo municipal, por meio da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte - Prodabel, e um conjunto de parceiros de atuação regional, que constituem o comitê organizador local do evento.
O evento contará com painéis, debates, oficinas práticas, apresentação de casos de sucesso e, ainda, consolidará um documento produzido pela sociedade civil com propostas para a política pública de inclusão digital. Também serão realizadas oficinas paralelas, entre equipes dos programas e projetos de inclusão digital presentes. Os temas em destaque da 8ª edição são: o Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR, o Observatório Nacional de Inclusão Digital, as redes de formação e a articulação de projetos federais, estaduais, municipais e da sociedade civil.

Oficina para Inclusão Digital - OID

Espaço de discussão e proposição de estratégias, políticas públicas e diretrizes de acesso e uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs), que tem como eixo fundamental a promoção de ações concretas para a inclusão digital, com o objetivo de avaliar e mapear mecanismos voltados ao desenvolvimento do país. Visa aproximar pessoas que trabalham diretamente na implementação, em atividades de formação e nas áreas técnicas dos grandes temas da atualidade em torno da inclusão digital.

Google inicia testes públicos do Wave

O Google abriu hoje a ferramenta de colaboração Wave para testes de usuários comuns, já que, até então, o recurso estava apenas disponível para programadores.

O serviço tem por objetivo fazer com que usuários compartilhem textos e arquivos de mídia em um único espaço online, em uma nova forma de comunicação, segundo a própria empresa.

A empresa teve mais de 1 milhão de internautas que se inscreveram para testar os serviços do Wave, mas apenas 100 mil foram escolhidos. Cada convidado, por sua vez, poderá nomear mais cinco pessoas para participarem da segunda fase de testes.

De acordo com post no blog, os usuários que foram convidados devem incentivar outros mais para frente. “Vamos pedir que alguns deles nomeiem pessoas que conheçam para receber convites de forma antecipada”.
Agora se você não recebeu o convite, não se preocupe, pois ainda restam dois dias para adquirir um por meio do eBay. Um convite já está à venda no site de leilões por US$ 107,50 e o item já atraiu 26 propostas, apesar de os termos de contrato do Google deixarem claro que os usuários não podem explorar os serviços da empresa para quaisquer fins lucrativos sem autorização.

O Google Wave mistura e-mails, programas de mensagens instantânea, rede social e recursos como edição de textos e compartilhamento de fotos. Cerca de 3 mil desenvolvedores já testaram o serviço para acrescentarem aplicativos.

Ele funciona em quase todos os browsers, mas não no Internet Explorer. Usuários do navegador da Microsoft precisarão buscar alternativas como o Firefox ou baixar o plug-in "Chrome Frame", que simula o ambiente do Google Chrome no IE. A Microsoft, no entanto, não recomenda a instalação do plug-in, alegando que ele compromete a segurança do browser.

“Nós descobrimos que poderíamos construir uma ferramenta flexível, com uma quantidade surpreendente de funcionalidade”, disse Lars Rasmussen, um dos idealizadores do projeto, à BBC News.

E aí, o que vocês esperam do Google Wave? Comentem.

Workshop regional para gestores de Telecentros

O evento foi baseado no Seminário Telecentros Brasil, realizado pela ATN em maio deste ano, em Brasília.
Portanto, a Dr. Micro, empresa parceira da ATN, com autorização da mesma realizou este Workshop para que atendesse as mesmas expectativas de atrair gestores de Telecentros, trocar experiências sobre desafios e oportunidades de negócios, abordar sobre a importância de introduzir o tema Meio Ambiente nos ambientes digitais.



A Consultora da ATN, Fabiana Valente, esteve presente ao evento representando a instituição e ministrou palestra sobre a ATN, seus projetos, parcerias e soluções de sustentabilidade para os Telecentros. Mais especificamente abordou o conceito do Telecentro Verde, Selo Verde ressaltando a preocupação da ATN com a questão ambiental. Apresentou também ao público a TechSoup Brasil, como organização mundial credenciada por grandes parceiros, como Microsoft, Symantec e SAP BusinessObject, para realização de doações de seus produtos.
Foram distribuídos folders da TechSoup e Guias Conexão Digital da Microsoft. OBS: não tínhamos folders da ATN em quantidade suficiente para levar para o evento.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Publicidade em redes sociais cresceu 119% no último ano

Os gastos com publicidade online em redes sociais e blogs nos Estados Unidos aumentaram 119% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado, saltando de US$ 49 milhões para US$ 108 milhões.

Segundo pesquisa da Nielsen, os números refletem os 17% do tempo online que os americanos passaram em sites de relacionamento no mês passado, aumento de quase três vezes em relação a agosto de 2008.

A indústria da publicidade também destinou uma parcela maior de suas verbas para sites de redes sociais. Em agosto do ano passado, o investimento foi de 7% do total direcionado à internet, enquanto neste ano o investimento foi de 15%.

A indústria de entretenimento foi a que mais desembolsou verba de publicidade para as redes sociais. De agosto deste ano para o mesmo mês de 2008, o aumento foi de 812%.

Jon Gibs, vice-presidente de mídia da Nielsen, diz que a pesquisa reflete uma mudança na forma como a indústria vê a internet nos EUA. Segundo ele, por mais que conteúdos em texto e vídeo ainda sejam o centro das atenções na web, é o desejo dos internautas de se comunicar e se conectar que tem impulsionado as receitas da rede mundial.

Grandes empresas entram na batalha dos leitores eletrônicos

O mercado florescente para aparelhos eletrônicos de leitura e  deve receber dois novos e poderosos concorrentes, em breve: a operadora de telefonia móvel Verizon e a cadeia de varejo Best Buy.

A partir do mês que vem o iRex também  e começará a ser vendido em algumas centenas de lojas da cadeia Best Buy, em companhia do Sony Reader e outros produtos semelhantes. 


O envolvimento da Best Buy pode estimular ainda mais as vendas. A empresa começou a treinar milhares de funcionários sobre como divulgar e demonstrar o Sony Reader, o iRex e modelos concorrentes, e acrescentará uma nova área a cada uma de suas 1.048 lojas com o objetivo de destacar os novos modelos. A Best Buy anteriormente só vendia leitores eletrônicos em seu site, e em algumas lojas, para testes limitados.
"O leitor eletrônico é um produto que atrai bastante atenção, mas a maioria das pessoas ainda não os viram, tocaram ou interagiram com ele", disse Chris Homeister, vice-presidente sênior de entretenimento da Best Buy. "Sentimos que essa é uma tecnologia que está começando a emergir e que podemos oferecer uma experiência única ao mercado".

Preço é desafio para popularização

Um desafio para todo o mercado de leitores eletrônicos é o preço dos aparelhos novos. Um recente relatório da Forrester Research sugere que a maioria dos consumidores só comprará leitores eletrônicos quando o preço cair abaixo dos US$ 100. Um modo de tornar essa queda possível seria que operadoras de telefonia móvel como a Verizon subsidiem os aparelhos e os vendam em suas lojas, como fazem com os laptops de baixo custo conhecidos como netbooks.



Google confunde usuários com logo em seu 11º aniversário

O Google confundiu os usuários com erros ortográficos no nome da empresa em uma iniciativa para marcar seu 11º aniversário.

No domingo, o nome apareceu com dois “ls”, o que causou estranheza entre os usuários, que logo começaram a procurar os termos do erro no próprio Google.

A data de aniversário do buscador é muito controversa. No ano passado, o logo foi mudado no dia 2 de setembro. No mesmo mês, em 1997, registraram o nome Google.

Regularmente, o buscador muda seu logotipo para fazer alguma homenagem, no que os programadores chamam de Google Doodle.

Você chegou a ver o nome grafado “errado”? Comente.

Quirinópolis terá enfoque especial durante Semana de História


A Unidade Universitária de Quirinópolis promove entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro a XI Semana de História.  O evento acontece no auditório da Prefeitura a partir das 19 horas e conta com uma mostra cultural, mini-cursos, grupos de trabalho e palestras. A temática do Simpósio é “Cultura e a Educação no Brasil”, com diversos tópicos como “O Problema Sócio-Cultural das Drogas”, “Cultura Afro Brasileira”, “Cultura Local”, entre outros.
Para se inscrever no pacote com dois mini-cursos, palestras, publicação e apresentação nos grupos de trabalho, certificados, e caderno de resumo será cobrada uma taxa de R$60. Os interessados devem mandar e-mail para historia.quirinópolis@ueg.br.

Confira a programação:

Segunda-feira, 28/09
Mostra Cultural:
"Os Lugares de Memória de Quirinópolis" (Professora Wanderléia Silva Nogueira – UEG)
Minicursos:
“O problema sócio-cultural das drogas” (Professor Aureliano Gonçalves Neto - UEG)
“A avaliação da aprendizagem no contexto didático pedagógico” (Professora Waldivina Vieira de Jesus – UEG)

Terça-feira, 29/09
Minicursos:
“O pensar a educação no século XXI” (Professor José Jorge Cavalcante  Filho – UEG)
“O ensino da Cultura Afro-Brasileira” (Professor Murilo Borges da Silva – UFG)

Quarta-feira, 30/09
Palestra:
 “A ressignificação do ensino médio" (Professora Iolanda Martins da Silva  - UEG/SEE)

Quinta-feira, 01/10
Palestra: 
"História Cultural e Educação" (Professora Heloisa  Capel  -  UCG/UFG)

Sexta-feira, 02/10
Palestra:
"História Cultural e a Pesquisa" (Professor Eduardo José Renato - UCG)

Sábado, 03/10
Grupos de Trabalho

(Alline Meneses, com informações UEG - Quirinópolis)

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Aumentaram os ataques a sites de empresas


O portal da operadora de telecomunicações Vivo sofreu, no começo do mês, ação de um programa malicioso instalado por criminosos virtuais.

Os hackers queriam aplicar golpes financeiros, colocando todos os usuários do site em risco e, consequentente, as empresas de onde partem acessos.Apesar desse caso específico ter causado uma grande repercussão, situações do tipo são muito mais comuns do que se imagina. Segundo levantamento realizado pela empresa de segurança Websense, 77% de todos os sites que contém códigos maliciosos são páginas legítimas, comprometidas com ataques de terceiros.

Segundo a companhia, os laboratórios da empresa detectaram um crescimento de 233% na quantidade de sites maliciosos no último semestre e crescimento de 671% durante o ano de 2008. De acordo com o engenheiro sênior de sistemas para a América Latina da Websense, Fernando Fontão, “os criminosos virtuais estão buscando retorno financeiro de suas atividades, o que justifica o aumento nos ataques direcionados”. Assim, faz sentido que sites como o da Vivo sejam o alvo desse tipo de ataque.

Para fazer a análise, a empresa dividiu os sites em três categorias: os 100 mais visitados, grupo ao qual pertencem grandes portais e redes sociais, o milhão de sites mais visitados, geralmente de notícias e com conteúdo regional e a “cauda longa” da internet, que inclui todos os demais, com sites que têm foco em fraudes e com conteúdo questionável.

O tipo de conteúdo, aliás, diz muito sobre os riscos que se corre ao visitar a página. 69% de todos os sites com conteúdo adulto, de apostas e com informações ilegais continham ao menos um link malicioso. E pior, 95% dos comentários gerados por usuários de blogs, salas de bate-papo e outros recursos das redes sociais eram spam ou levavam a sites maliciosos. Esse dado fica mais assustador quando se leva em conta que 47% dos 100 sites mais visitados recebem conteúdo de usuários.

Cresce interesse de empresas por computação em nuvem


O armazenamento de dados em  no modelo de computação em nuvem (cloud computing) – também conhecido como  DaaS (date as a service ou, em português, dados como serviços) – está ganhando a atenção dos líderes de tecnologia da informação (TI). Segundo pesquisa realizada pelo site da CIO norte-americana, 46% dos decisores da área de tecnologia já analisam a possibilidade de adotar essa modalidade.

O principal apelo desse padrão de armazenamento, de acordo com o analista da consultoria Pund-IT, Charles King, é em relação à prática de backup (recuperação), já que demanda menos custos do que a criação  de um segundo data center. Também nessa linha, King defende que esse tende a ser um caminho para que os provedores forneçam serviços relacionados também a aplicações secundárias, como CRM (sistema gestão de relacionamento com clientes) e ERP (sistema de gestão empresarial).

O analista, apesar de advogar em favor do armazenamento em cloud computing, destaca que o modelo não é adequado a qualquer tipo de informação. Para ele, dados sigilosos – principalmente ligados a instituições financeiras e governamentais – não poderão ser guardados virtualmente. Isso porque, segundo o especialista, normas regulatórias de segurança requerem que tais arquivos sejam guardados, criptografados e rastreados por meio de centros físicos de processamento.
Dadas as incertezas que ainda rondam o padrão de computação em nuvem, é certo que os CIOs só o adotarão quando tiverem garantias de como suas informações serão guardadas e como poderão manuseá-las com segurança.

Modelo da Campanha de Obama na internet podem ser aplicados no Brasil na campanha eleitoral de 2010

1. Seja social: As mídias sociais permitem criar relacionamentos duradouros com uma legião de seguidores. Não se trata de invadir o Twitter ou Orkut com mensagens publicitárias, mas permitir que as pessoas se organizem e transmitam voluntariamente sua mensagem através delas. As mídias sociais permitem que você se apresente diretamente ao eleitorado, com um custo muito mais baixo e um impacto muito maior que o da publicidade tradicional. Durante a campanha eleitoral americana, a equipe de Obama esteve presente em todas as principais redes sociais, disponibilizando material e informações para os milhares de voluntários engajados na campanha. Lembre-se de que o brasileiro já passa três vezes mais tempo na Internet que na televisão, e mais de 80% dos Internautas participam de alguma redes sociais.

2. Seja ágil: O celular é um sucesso inegável, e se tornou uma plataforma móvel para interação, navegação e envio de mensagens de texto. Assim é possível criar uma estratégia de e-mail marketing móvel, ou SMS marketing, que mobilize os voluntários e o eleitorado na campanha. Não se trata de enviar mensagens não solicitadas para milhares de pessoas, mas sim de criar uma base de voluntários que pode ser acionada de forma ágil e barata. Quando Obama iniciou sua corrida eleitoral nas prévias do partido democrata ele contou com um aliado poderoso: seu BlackBerry. A equipe de Obama cadastrou milhares de voluntários e obteve seus números de celular. A partir daí usou as mensagens SMS para distribuir tarefas, que incluíam o contato com os amigos e a obtenção de novos números de celular para aumento da base de voluntários. Antes de cada prévia os celulares dos eleitores de cada região recebiam mensagens com informações das ações necessárias e o que cada um deveria fazer. A mobilização e a agilidade alcançadas com as mensagens SMS, enviadas para os telefones celulares de milhares de voluntários, foram decisivas.

3. Seja transparente: Criar um ambiente na Internet que permita ao eleitor acompanhar a campanha, contribuir para seu candidato, e interagir com o partido, leva naturalmente ao voluntariado, à transparência, e ao micro-financiamento. O site My.BarackObama.com reproduziu as ferramentas de sucesso do Facebook e serviu a dois propósitos: Criar uma estrutura de micro-financiamento, onde voluntários se dispunham a arrecadar pequenas quantias para a campanha, e criar um ambiente de divisão de tarefas e atividades, onde os voluntários sabiam o que tinham que fazer antes mesmo da chegada da comitiva e do candidato a sua cidade. Os dois juntos representaram mais da metade dos recursos da campanha de Barack Obama.

4. Comece já: Nos novos tempos da Internet o volume de informações e a velocidade de troca são imensos. Portanto não adianta começar junto com seus concorrentes. Você deve começar antes de todos, quando ninguém pensa ainda sequer em planejar ações. A campanha de Barack Obama na Internet começou muito antes das prévias do partido, e foi crescendo e ganhando velocidade. Vencer Hilary Clinton, para muitos foi uma surpresa, mas na verdade foi fruto de um trabalho iniciado muito antes de todos os outros candidatos.

5. Seja contínuo: Não seja uma onda, seja um rio. A continuidade das relações e das atividades é fundamental para o crescimento e para a manutenção de relacionamentos duradouros. Os partidos aparecem esporadicamente, e os candidatos, que não estão no poder, só aparecem durante as campanhas. Criar um movimento contínuo, que junte eleitores e voluntários em torno de suas ideias, e na sua luta, ajuda a criar uma base forte e sólida. O site My.BarackObama.com continuou a existir mesmo após as eleições. Ele agora tem outras funções, mas mantém acessa a chama, o entusiasmo e a interação com seus eleitores.

A estratégia da campanha de Barack Obama e sua aplicação às eleições brasileiras de 2010 vão muito além deste artigo. Mas ele serve para lhe dar uma visão ampla do que pode ser feito. Se você quer um conselho final: Não espere, comece já. Quanto antes você iniciar, menos recursos vai investir e melhor será o resultado.

Novidades de Games


Um dos maiores eventos de jogos eletrônicos do mundo terminou ontem, no Japão, contabilizando um público de 185 mil visitantes ao longo de três dias.

No evento, a Sony revelou um joystick com sensor de movimento nos moldes do Wii, da Nintendo. A estratégia da Sony é superar sua rival explorando recursos de reconhecimento de movimento com gráficos sofisticados, o que não acontece com o Wii, que possui gráficos simples.

A Sony também anunciou que seu principal console, o Playstation 3, terá agora uma versão com HD de 250 GB. A mesma fabricante confirmou para 2010 a estreia da quinta versão do popular game Gran Turismo. No vídeo abaixo, é possível ver como serão alguns dos cenários do novo jogo de corrida.

A Nintendo, por sua vez, anunciou um corte agressivo no preço do Wii que será vendido nos Estados Unidos e Japão por preços em torno de US$ 199.

Já a Microsoft anunciou que vai estreitar sua colaboração com desenvolvedores terceiros, para que empresas de games de várias partes do mundo desenvolvam produtos para o Xbox, ampliando o catálogo disponível para seu console.



No total, 493 novos jogos foram lançados por diferentes fabricantes.

domingo, 27 de setembro de 2009

Google retém quase um terço do tempo gasto online no Brasil

Internautas brasileiros passaram cerca de um terço de seu tempo online em páginas do Google em julho, maior índice no mundo, afirma uma empresa de medição de audiência em relatório divulgado nesta segunda-feira.

Os sites da gigante de buscas, que incluem serviço de email, vídeos, redes sociais e mapas, controlaram 29,8 por cento do tempo gasto online pelos internautas do país em julho, segundo levantamento da comScore, em estudo focado na presença do Google nos mercados emergentes Brasil e Índia. O percentual é três vezes maior que a média.

O país asiático ficou em segunda posição, registrando índice de 28,9 por cento. A Irlanda aparece em terceiro, com 15,9 por cento.

"O Google tornou-se marca dominante da Internet nesses mercados e seu sucesso parece ir das buscas a outras áreas da Web como redes sociais", afirma a comScore em comunicado divulgado à imprensa.

Segundo o levantamento, os sites do Google capturaram 89,5 por cento das buscas feitas no Brasil. O Orkut teve participação de 96 por cento no tempo que os internautas do país passaram em redes sociais e o YouTube ficou com fatia de 91,6 por cento. O serviço de mapas da empresa registrou índice de 70,9 por cento.

Para a comScore, o site de compartilhamento de fotos Picasa, do Google, fica na segunda posição no Brasil, em termos de visitantes únicos, e com apenas 8,9 por cento do tempo consumido pelos internautas nessa categoria de medição. Já o serviço de email da empresa ficou em segundo em julho e com 9,7 por cento de participação no tempo gasto em páginas de correio eletrônico.

Fonte: Reuters Brasil.

Linkedin uma rede social diferenciada.

LinkedIn é uma rede social online para contatos profissionais. É diferente de outros sites de rede social, como o MySpace e o Facebook porque foi criado especialmente para relacionamentos profissionais,  como por exemplo encontrar um emprego, descobrir malas diretas, entrar em contato com possíveis parceiros de negócios e não apenas para fazer amigos ou compartilhar fotos, vídeos e músicas.



Para quem quer procurar emprego ou fazer networking, o LinkedIn é o endereço certo para não perder tempo e ir direto ao ponto. A começar por sua interface, simples e intuitiva. Basta se logar para conferir de cara na home Page as atualizações da sua rede. A ferramenta de busca funciona bem e é o atalho mais rápido para levar você à turma com quem já trabalhou em outras empresas, com pesquisa pelo nome da companhia.

Para quem não sabe, as redes sociais online são web sites, onde os usuários criam perfis pessoais, buscam "amigos" ou "contatos profissionais" e criam redes de contatos. Existem ativos mais de 300 sites de rede social criados com os mais diversos temas: sites de compartilhamento de vídeos, sites de compartilhamento de fotos, sites de listas de endereços sociais, sites de compartilhamento de músicas, comunidades de blogs, sites de comunidades em geral, como o MySpace, e sites de relacionamento profissional, como o LinkedIn.

O LinkedIn foi fundado em maio de 2003 por Reid Hoffman, Allen Blue, Jean-Luc Vaillant e Konstantin Guericke. O site foi invenção de Hoffman e Guericke, formados em Stanford, que começaram a planejar sua rede profissional online no final da década de 90.
fonte: USA Today (em inglês)].

O LinkedIn também é famoso pelos endorsements, as recomendações, que indicam as qualidades de uma pessoa e ajudam a verificar sua competência, especialmente se o texto veio de uma fonte idônea e experiente. Outro ponto forte do LinkedIn é oferecer uma URL curta, que pode ser enviada como um adicional ao currículo, trazendo informações extras, contatos e as recomendações recebidas. O serviço pode, ainda, divulgar o perfil de seus usuários nas buscas do Yahoo! e do Google, apesar de isso ter uma eficácia duvidosa. O ponto fraco do LinkedIn está no sistema de comunidades, que fica atrás dos concorrentes em recursos e em participação.

Então, acesse já, e crie o seu perfil: LinkedIn, lembrando que não há versão em português.

Conheça o meu perfil: http://www.linkedin.com/in/taniacazella

sábado, 26 de setembro de 2009

O que é um vírus de computador, e qual a sua classificação?


Essa semana inicie as aulas de Internet na Estação Digital Municipal de Quirinópolis. E tratando-se do mundo web, é muito importante ensinar os novos alunos internautas sobre os vírus de computador. Para compartilhar os meus conhecimentos não só com os meus alunos, resolvi postar aqui no blog, para que você leitor possa estar atento quantos aos cuidados com o seu PC.


O que é um vírus
Um vírus é apenas um programa que se autocopia e/ou faz alterações em outros arquivos e programas, de preferência sem o seu conhecimento e sem a sua autorização.
O nome é apenas uma analogia aos vírus biológicos, pelos danos que causam e pela forma como se propagam.


Os vírus não surgem do nada no computador. São criados por alguém e postos em circulação até que chegam em seu computador por meio de um programa, e-mail, disquete ou página da Internet infectados.


Um vírus basicamente é um conjunto de instruções com dois objetivos: agregar-se a um arquivo para depois se disseminar sistematicamente para outros, sem a permissão ou comando do usuário. São, portanto, auto-replicantes. Além disso, os vírus contêm instruções para agir conforme o seu criador deseja.
 

Podem se manifestar de diversas formas:
    * mostram mensagens indesejadas;
    * alteram arquivos;
    * diminuem o desempenho do sistema;
    * apagam arquivos;
    * corrompem a tabela de alocação;
    * apagam todo o disco rígido.


Classificação dos vírus

Benignos
Apenas exibem mensagens, muitas vezes em dias predeterminados, sem provocar danos maiores.

Malignos
Vírus que de fato afetam arquivos e programas, impedindo que o usuário execute determinadas operações. Muitas vezes, um vírus previamente concebido para ser benigno age destrutivamente por erro de programação do criador ou por bugs.

Macrovírus
São vírus que infectam arquivos de dados, como os do Word (.doc) e Excel (.xls). Não atacam arquivos executáveis (.exe). Esses vírus, geralmente, são multiplataforma, não importando o sistema operacional que atacam.


Programas antivírus
São programas para detectar vírus num computador, disquetes, CDs, pendrive, MP3, MP4 e outros. Quando um vírus é detectado, sua seqüência de bytes é analisada. O programa antivírus, então, faz uma varredura não disco rígido sempre que o computador é ligado (ou quando antivírus é acionado), buscando uma seqüência igual ou similar em seus arquivos. Encontrando essa seqüência, acusa a infecção e, sempre que possível, faz automaticamente as correções necessárias.

Atualizar sempre
Embora os programas antivírus possuam catalogados, em seus bancos de dados milhares de vírus conhecidos, surgem a cada mês, em mídia, 100 novos. Assim, é necessário atualizar constantemente o programa. Essa atualização é gratuita durante o primeiro ano após a compra e pode ser realizada diretamente pela Internet caso seu antivírus não seja totalmente free (gratuito).

Também é importante atualizá-lo sempre em à relação versão do software. Sites de download de software como www.superdownloads.com.br, www.baixaki.com.br, www.gratis.com.br e outros estão sempre divulgando as versões mais recentes. Você também pode encontrar direto no site da empresa do antivírus.

Alguns programas antivírus

    Virusscan
    Produzido pela McAfee, um dos mais conhecidos no mundo. Disponível em versões para os vários sistemas operacionais, desde o Ms-DOs até o Windows.

Norton Antivírus - NAV
    Produzido pela Symantec, o Norton Antivírus (também conhecido como NAV) encontra-se entre os mais populares hoje em dia.

Dr. Solomons Tool Kit
    Possui aproximadamente 13 mil vírus listados, com uma interface bastante amigável.

AVG
    Produzido pela Grisoft, possui uma versão gratuita. Um dos antivírus mais usados pelos usuários domésticos. Com um amplo banco de dados de vírus.

Panda
    Desenvolvido pela Panda Security, foi desenvolvido especialmente para aquelas pessoas que não querem passar um bom tempo configurando todas as funções do antivírus, basta instalar e esqueça. Gratuito para testar por 30 dias.


Spyware
É o termo usado para descrever softwares que executam determinados comportamentos, como publicidade, recolha de informações pessoais ou alteração da configuração do computador, normalmente sem o seu consentimento prévio. O spyware está muitas vezes associado a apresentações de publicidade (chamado adware) ou softwares que detectam informações pessoais ou importantes.

Isso não significa que todo o software que fornece anúncios ou detecta as suas atividades on-line seja mau. Por exemplo, você pode assinar um serviço de música gratuito, mas "paga" pelo serviço aceitando receber anúncios publicitários de seu interesse. Se aceitar as condições e concordar com elas, pode considerar que se trata de um acordo justo.

Outros tipos de spyware fazem alterações no seu computador que podem ser aborrecedoras e provocar lentidão ou o bloqueio do computador. Esses programas podem alterar a página inicial ou página de pesquisa do seu browser da web ou adicionar componentes desnecessários ou indesejados ao seu browser. Esses programas também dificultam muito a reposição das configurações para a forma original (Fonte: www.microsoft.com).

Alguns programas de antispyware

Existem programas de antivírus que protegem de spywares.Esses programas também devem ser atualizados na sua lista de banco de dados, pois a cada dia surgem novos spyware. Veja os dois exemplos mais usados.


Tipo
    

Spybot
    Além de proteger contra spyware, pode remover rastros de uso, uma função interessante se você partilha o seu computador com outros usuários e não quer que eles vejam o que você está trabalhando. Desenvolvido por Patrick M. Kolla (www.safer-networking.org) e totalmente gratuito.


Ad-Aware
    Produzido pela Lavasoft, um dos pioneiros no combate a spywares, prevenindo, detectando e removendo esses arquivos maliciosos, trazendo um computador livre dessas ameaças.


A senha perfeita


Será que existe a senha perfeita? Você estudou no inicio desta aula que hackers conseguem descobrir senhas de várias maneiras, então como criar uma senha difícil de quebrar, já que aparentemente o impossível está inalcançável? Aqui vão algumas dicas.


Aos administradores de rede
Não use a conta do super-usuário ou administrador para outros setores/ funcionários.
Crie grupos por setores/áreas afins.
Crie contas dos usuários de acordo com seus nomes, dentro dos grupos.
Faça troca de senha periodicamente, o ideal que a cada três meses e no máximo seis meses.
Faça a troca de senha sempre que houver suspeita de vazamento.
A senha de cada usuário é pessoal e intransferível. Proíba rigorosamente que ela seja cedida para outra pessoa.
O responsável por cada setor (ou gerente geral) deverá ter as senhas dos seus funcionários, em local seguro, para casos de emergência.
Jamais escreva a senha num pedaço de papel e o cole no teclado ou monitor, nem o coloque na sua gaveta destrancada.


Ao usuário, não utilizar:


    * mesmo nome do usuário (login);
    * senha em branco;
    * palavras óbvias, como “senha”, “pass” ou “password”;
    * mesma senha para diversos usuários;
    * primeiro e último nome do usuário;
    * nome do marido, esposa, pais ou filhos;
    * informações pessoais (placa do carro, data de nascimento, telefone, cpf);




Melhores sites de Tecnologia e Internet



Se você chegou até o meu blog, provavelmente você deve estar pesquisando sobre novidades da internet, ou você pode ser um profissional ou estudante de TI e está procurando se manter atualizado. Como todo profissional de informática,   estar atualizar acompanho alguns sites e blogs que trazem notícias de TI. Estou listando abaixo os sites mais relevantes na minha opinião. 

As empresas estão cada vez mais dependente das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Para que elas mantenham-se competitivas, precisam utilizar ao máximo suas competências e disponibilidades tecnológicas.

Percebe o quanto é importante você ter condições de se integrar a ele? Poder acessar as informações que são relevantes e estão disponíveis para seu trabalho?

Então aí vai uma lista rica em conhecimento, técnicas e dicas.


O Portal de Tecnologia da Editora Abril é sempre um dos primeiros a trazer as novidades de Informática e Tecnologia.
Tech Republic (Em Inglês)
Site americano traz mais de 19.000 artigos de TI somente no último mês e tem mais de 1,5 milhão de membros cadastrados.
Cnet (Em Inglês)
Site da CBS com as notícias mais recentes de informática
Infowester
Um grande trabalho desenvolvido pelo Emerson Alecrim, este site tem centenas de artigos sobre as mais diversas tecnologias.
Carreira de TI
Administrado pelo Vinicius Nogueira, o site traz muitas informações interessantes sobre carreira e certificações da área de TI.
Eventos de TI
Este site traz informações sobre Congressos, Seminários, Workshop e Palestras de TI.
Vinicius Cruz
Idealizador do site Eventos de TI, Vinicius Cruz traz dicas de informática e tecnologia.
Universo Tech
Criado pelo Jader França, o Universo Tech sempre é um dos primeiros a divulgar novos Gadgets e notícias da área de informática.
Interney
Este sim, dispensa apresentações, criado pelo Edney Souza, o Interney.net tem mais de 2 milhões de acessos por mês e é um dos pioneiros da Internet.
Pólvora Comunicação
Site da empresa do Edney Souza , traz muitas informações sobre estratégias de comunicação corporativa via mídias sociais.
Blog CCNA
Blog do Marco Filippetti que traz informações e dicas de como obter a certificação Cisco CCNA.
Brainwork
Blog com informações sobre Cisco, redes e Internet.
Rafael Designer
O blog do designer Rafael Hernandez sempre traz as novidades e informações sobre webdesign e internet.
Imasters
Com  mais de 4.000 matérias de TI e 300.000 visitas por dia,o Imasters é um dos sites brasileiros de tecnologia mais completo da atualidade.
Meio Bit
Criado por Leonardo Faoro e Luiz Eduardo Nercolini, o Meio Bit traz notícias diárias sobre tecnologia.
IDGNow
Um dos melhores sites sobre informática e tecnologia.
Mundo Tecno
Idealizado pela Cynara Peixoto , o Mundo Tecno sempre traz bons artigos sobre informática, internet e tecnologia.
TI News
Um ótimo site para acompanhar notícias de informática.
Zoom Digital



Mercado Yahoo! gasta US$ 100 mi para levantar moral

O Yahoo! acredita que a mídia e investidores não estão prestando a devida atenção a muitos dos seus produtos e serviços, por isso vai gastar mais de 100 milhões de dólares em publicidade.

O investimento resultará na mais cara campanha publicitária da companhia desde que os ex-estudantes de Stanford, Jerry Yang e David Filo, criaram o Yahoo!, 15 anos atrás.

Os anúncios serão exibidos na TV, na internet e em outros meios de comunicação dos EUA e de outros nove países, nos quais o portal pretende expandir sua audiência.

Apesar da sua presença mundial, o Yahoo! vem perdendo status nos últimos anos, devido à queda nos lucros e à fortíssima concorrência com Google, Facebook, Twitter e outros sites e mecanismos online.

"Quando você sai de Nova York e do Vale do Silício, todos adoram o Yahoo!", disse Carol Bartz, CEO da companhia, "Por que vocês (a mídia) são tão sarcásticos com o Yahoo!? Sejam sarcásticos com o Google então. Se não gostam de nós, nos deixem em paz".
Os novos anúncios do portal de internet destacarão seus recentes esforços para oferecer aos usuários mais ferramentas para personalizar páginas, mesmo se isso signifique inserir conteúdo de outros sites.

Um dos anúncios diz: "Há um novo governante do universo digital: você".

Netbooks já saem por menos de R$ 1.000

Modestos e pequenos, os netbooks viraram sinônimo de computador ultraportátil de baixo custo.
Modelos de gerações mais antigas ou com configurações mais simples podem ser encontrados em lojas on-line do Brasil por menos de R$ 1.000.
Divulgação
Acer Aspire One, da Acer, com tela de 10,1 polegadas; o netbook pode ser encontrado por R$ 994,80, de acordo com loja Eletroni
Acer Aspire One, da Acer, com tela de 10,1 polegadas; o netbook pode ser encontrado por R$ 994,80, de acordo com loja Eletroni
No Compra Fácil, o Asus Eee PC de 8,9 polegadas, com processador Intel Celeron de 900 MHz, memória de 1 Gbyte, armazenamento de 20 Gbytes e sistema operacional Linux, sai por R$ 799.
Por R$ 994,80, na Eletroni, leva-se um Acer Aspire One com tela de 10,1 polegadas, processador Intel Atom de 1,6 GHz, memória de 1 Gbyte, disco rígido de 160 Gbytes e sistema Windows XP Home.
Já o Asus Eee PC com tela de dez polegadas, processador Intel Atom de 1,6 GHz, memória de 1 Gbyte, disco rígido de 160 Gbytes e Windows XP Home sai por não muito mais de mil reais na loja on-line Submarino : R$ 1.199.
Divulgação
Asus Eee PC de 8,9 polegadas, à venda on-line por R$ 799, com processador Intel Celeron de 900 MHz e memória de 1 Gbyte
Asus Eee PC de 8,9 polegadas, à venda on-line por R$ 799, com processador Intel Celeron de 900 MHz e memória de 1 Gbyte
Vendas
Segundo a consultoria DisplaySearch, as vendas globais de netbooks chegarão a 33 milhões em 2009 --o dobro do registrado no ano passado.
Apesar de menos potentes que notebooks e computadores de mesa tradicionais, eles são perfeitamente capazes de atender a exigências básicas, como navegação na internet, processamento de texto e edição simples de imagens.

Crie e edite vídeos com Vídeo Thang

Video Thang é um editor de vídeo grátis, que nos permite criar slideshows facilmente, a partir de fotografias digitais.


A interface não podia ser mais simples. Em minutos, mesmo sem saber nada, é possível criar um slideshow com vários efeitos.

Apesar de não ser um software com características avançadas, apresenta características mais do que suficiente para qualquer iniciante.


Ele também permite importar fotos de sua conta do Facebook, ou ainda capturar de uma webcam. Outras características importantes são: acrescentar áudio, legendas, transições, mesclar dois ou mais vídeos, e mais uma característica que não é muito comum em um editor de vídeo gratuito que é a capacidade de exportar slideshows de suas fotos em arquivos FLV(flash vídeo).

Suporta arquivos do tipo WMVs, AVIs MOVs, MPGs, MP3s, JPGs, etc.
Depois de concluído, podemos enviar o vídeo ou slideshow por e-mail, inseri-lo em um site ou ainda enviar para o YouTube.

É um programa ideal para iniciantes.

Insira um rosto em um personagem engraçado com FunFaceron

FunFacer é um site que permite inserir um rosto em um personagem engraçado para obter uma fotomontagem.


Não há necessidade de conhecer as técnicas de edição de fotos, basta se cadastrar gratuitamente, enviar uma imagem pessoal, escolher o personagem e salvar.
Cada montagem é uma página específica onde podemos deixar comentários, votar e pegar o código para inserir em uma página da web.

Transforme suas fotos em um avatar animado com MP Change

MP Change é uma aplicação web surpreendente em Flash que pode transformar uma foto em um avatar animado.

Fazendo o upload da imagem, ela será automaticamente convertida em uma animação 3D.
Basta clicar no botão “Change!“, em seguida em “Upload“  selecionar uma foto em seu computador, e upload.
Depois de um tempo “, podemos ver o rosto animado, que reage aos movimentos do mouse.
Você também pode adicionar gadgets, máscaras, cabelo, barba e bigode dos mais estranhos clicando sobre os balões que voam abaixo da foto.
O serviço é gratuito e não requer inscrição.

Sites sociais em TI

Decidi comentar um pouco sobre as redes sociais da área de TI. Hoje a demanda de sites para network  estão se expandindo, então deixo aqui algumas digas de como você pode tirar proveito desta “classe” de sites.

Bom como todos já devem ter conhecimento, redes sociais são sites onde os próprios usuários alimentam o conteúdo do site, em TI estes geralmente são sites para expor notícias, matérias, dicas, novidades e como em todo site social inutilidade também. No Brasil alguns sites se destacam dos demais, como: DiHITT, Linkk, Rec6 e ainda o Domelhor (que é de Portugal).

Com sites como estes, você pode: publicar suas matérias, conhecer amigos com mesmo interesse seu, pode votar em matérias, ler matérias e notícias muito que acabaram de ser publicadas, além de uma gama de informações que estes sites já possuem.

Em se tratando de como você pode usufruir dos acessos que estes sites têm diariamente, você pode criar seus artigos (eu disse criar, não copiar) e publicá-los nas redes sociais. E como que eu posso receber acessos destes sites? É um tanto simples, basta que seus artigos estejam em primeira página dos sites. A forma é simples, porém para se chegar em primeira página você terá de ter seu texto bem escrito e principalmente que várias pessoas tenham o mesmo interesse, assim elas se interessam lêem e votam em seu site.

Cada voto que você recebe nas redes sociais é muito valioso para que seu texto cresça de ranking e assim finalmente apareça nas primeiras páginas. Lembrando que para seu texto crescer rapidamente de ranking e com não muitos votos, você precisa obter votos de pessoas consideradas importantes pelo site (são usuários que têm bastante ranking entre os outros) e votos em um curto período de tempo. Ou seja, ajuda bastante que você tenha relacionamento com os usuários considerados de alto ranking pelos sites sociais. 


Cada um dos sites acima tem o ranking dos TOP USERS.  Outra informação, é que você não deve aproximar-se das pessoas somente visando o seu lucro pessoal, aproxime-se por merecer. Faça amigos com mesmo interesse seu, vote e comente artigos publicados por eles. Eles verão que você tem interesse por assuntos que lhes dizem respeito, assim você consegue um respeito mutuo entre sua comunidade.

Espero que este texto tenha lhe acrescido em como participar das redes sociais de sites de tecnologia.

Notícias da Rede – Nº 98


Agricultores experimentadores defendem construção coletiva do conhecimento
Realizado pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) em Camaragibe (PE), entre os dias 21 e 23 de setembro, o 1º Encontro de Agricultoras e Agricultores Experimentadores do Semiárido reuniu mais de 90 pessoas de dez estados com vistas ao intercâmbio de experiências agroecológicas baseadas no princípio da convivência com o Semiárido. Foram debatidas, a partir da experiência dos próprios agricultores, tecnologias simples, baratas e de fácil reaplicação nas áreas de manejo animal, agrofloresta, quintais e roçados, comercialização, sementes e segurança hídrica. Mais

Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária ocorrerá no RJ
Nos dias 01 e 02 de outubro o Núcleo de Solidariedade Técnica da UFRJ (SOLTEC) e o Fórum Estadual de Economia Solidária realizam o II Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária, cujo tema desse ano será Territórios em Rede. O Festival está organizado em três partes: Troca de Saberes, Trocas Culturais e a Feira de Produtos e Serviços e acontecerá no Campus do Fundão (Cidade Universitária), no Centro de Tecnologia. Mais

Fapesb aprova curso de especialização em Tecnologia Social da UFRB
A proposta do curso de pós-graduação lato sensu Sociedade, Inovação e Tecnologia Social foi aprovada no Edital 018/2009 - Apoio a criação de Cursos de Especialização em Inovação da Fapesb. Com provisão para iniciar em março de 2010, o Curso é resultado da parceria entre as Pró-Reitorias de Extensão da UFRB e da UEFS e do Laboratório de Tecnologias Sociais da Unifacs, com o apoio de instituições vinculadas a movimentos sociais do Comitê de TS da Secti/BA. Mais

USP desenvolve sistema que trata água sem usar energia elétrica e produtos químicos
Tratar a água utilizada em residências sem produtos químicos, por meio de um reservatório com cultivo de plantas, é possível com uma técnica pesquisada na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo. O sistema, conhecido como "wetlands", não utiliza energia elétrica e disponibiliza a água para reúso não potável, principalmente em irrigação. O efluente tratado pelo sistema, conhecido como "água cinza", é originário de chuveiros, lavatórios e da lavagem de roupas. Mais

Catadores serão beneficiados com o pagamento por serviços ambientais urbanos
O Ministério do Meio Ambiente vai estimular o trabalho do catador de materiais recicláveis com o Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos (PSAU) e garantia de preço mínimo para os produtos. A iniciativa, inédita no mundo, foi anunciada nesta terça-feira (22/9), pelo ministro Carlos Minc, durante o 8º Festival Lixo e Cidadania, em Belo Horizonte (MG). O Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis estima que cerca de 1 milhão de catadores em todo o Brasil poderão ser beneficiados pela medida. Mais

Inscrições abertas: Selo UNICEF Município Aprovado chega à Amazônia
A partir desta semana, mais de 2,2 mil municípios brasileiros do Semiárido e da Amazônia Legal podem aderir ao Selo UNICEF Município Aprovado (Edição 2009-2012). Após duas edições voltadas para os 11 Estados que integram a região do Semiárido brasileiro, o UNICEF expande a iniciativa para a Amazônia, fortalecendo a mobilização de governos e da sociedade brasileira para que o País conquiste suas metas prioritárias para reduzir as desigualdades regionais, relacionadas à proteção e à garantia dos direitos da infância e adolescência, e alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Mais
 Artigo



Mudanças climáticas e transferência de tecnologia

Por Carlos Rittl

A Convenção de Mudanças do Clima define que as tecnologias para viabilizar as ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas nos países em desenvolvimento devem ser ambientalmente adequadas e promover um desenvolvimento verdadeiramente sustentável. A questão é como. Mais
 Entrevista



Tânia Bacelar, especialista em desenvolvimento regional

Especialista em desenvolvimento regional, a economista e socióloga Tânia Bacelar (UFPE) sistematiza, nesta entrevista, os principais aspectos do desenvolvimento territorial. Tânia comenta os desequilíbrios regionais, as políticas de apoio à agricultura familiar, o potencial das políticas de infraestrutura, a deformação do sistema tributário atual e as imensas perspectivas do nosso território frente à demanda mundial de alimentos em expansão. Mais


NOTÍCIAS DA REDE
é o informativo eletrônico da Rede de Tecnologia Social (RTS) que reúne, organiza, articula e integra um conjunto de instituições, com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável, mediante a difusão e a reaplicação em escala de Tecnologias Sociais.
Outras Informações
Secretaria Executiva da RTS
Telefone: (61) 3340-9816