BLOG INATIVO DESDE JAN/2010

Pesquisar este blog

sábado, 17 de outubro de 2009

A web 2.0 dentro da educação


 A Web 2.0 nos oferece a oportunidade de usar aplicações web de qualquer lugar, independentemente do software que você tenha instalado em seu computador.

Existem  muitas aplicações que resultam classificações de categoria que facilitam a busca do usuário. Muitas dessas ferramentas é muito interessante para a educação: desenvolver materiais para compartilhar documentos, trabalhar colaborativamente, melhorar a comunicação, ou melhorar as redes sociais. 

Imagine que uma rede de ensino com centenas de professores (uma rede municipal, por exemplo) interessada em criar material instrucional para ser utilizado por seus alunos em versões digitais e em versões impressas.


Na Web 2.0 usuário torna-se o protagonista, é uma nova maneira de entender de Internet, uma atitude que está revolucionando a forma como as pessoas interagem e trabalham entre os usuários, em especial entre aluno-aluno, professor-aluno e professor-professor.
 

Uma escola (ou organização) que percebe a web como mais do que uma simples fonte de informação, que vislumbra a mesma como uma plataforma de aplicações e de colaboração descentralizada.

Como  Educadora de Inclusão Digital, tenho muito interesse em EAD ( Ensino a Distância), que será o padrão de educação num futuro não muito distante. Por isso, devemos já inserir no ensino fundamental e médio as práticas da Web 2.0

Enfim, se inserimos a Web 2.0  no dia a dia escolar, teremos mais chances de alcançar os objetivos mais clássicos da educação: formar cidadãos  atualizados, especificamente, para a era da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário