BLOG INATIVO DESDE JAN/2010

Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Banda larga terá meta de qualidade. Imagine isso!


Ter problema com conexão é um saco né!? Todo mundo já passou por isso.  Quando eu morava em São Paulo, o Speed caia toda hora. Há dois anos moro em GO, e aqui a banda larga é pela OI, por enquanto nada a criticar, mas olha só essa agora:

A Agência Nacional de Telecomunicações prepara um novo regulamento para endurecer as regras que protegem o consumidor de serviços banda larga.

Em discussão na agência, o novo estatuto deve ficar pronto até o final deste ano e entrar em vigor no início de 2010. Entre as regras em debate estão formas de aumentar a competição no setor e forçar as concessionárias a cumprir metas de qualidade.


A principal preocupação da agência é o fato dos usuários não terem nenhuma garantia de que a velocidade que eles contratam será efetiva no dia a dia do uso da banda larga.
A ideia é que as companhias definam uma velocidade mínima e máxima para o usuário e assegurem seu cumprimento.

O “plano de metas de qualidade”  (não acredito nisso), e obrigará todas as concessionárias de banda larga a garantir  (será?) a qualidade de suas conexões e cumprir regras de bom atendimento ao consumidor, como cancelar serviços assim que o cliente pedir e dar descontos pontuais a cada falha.

O plano prevê monitoramento constante das teles e multas em caso de desobediência. As regras fazem parte de um esforço da Anatel para conter o crescente descontentamento com serviços de banda larga no país. A própria agência é alvo de críticas por ser supostamente muito benevolente com as teles.

Bom... o que será que eles querem? Aumentar a competição? Então por que a ANATEL ainda não interviu na compra da GVT pela Telefônica? Cadê o Sr. Ministro das Telecomunicações? Estão preocupado é com Olimpíadas! Para mim, a principal mudança deveria ser na forma de comercialização. As operadores vendem para as pessoas (na maioria leigos) um pacote de, por exemplo, 1 Mega mas não esclarecem que estão vendendo 1 Mega BIT e não Mega Byte. Aí passa a impressão que nunca se consegue atingir a taxa contratada. Acho que tudo isso vai virar pizza como sempre!


Deixe sua opinião também. Comente aqui na blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário