O argentino Matin De Lío, 19 anos, criou uma versão em castelhano do microblog americano, Twitter. O site desenvolvido pelo estudante de programação na Universidade Nacional de Tecnologia (NTU, sigla em inglês) da Argentina, ganhou o nome de Birddi e se assemelha visualmente ao site original, já que apresenta um fundo azul celeste, tem um pássaro como logotipo e permite postagens de recados com no máximo 140 caracteres.
De acordo com Lío, sua criação surgiu pois ele observou que o microblog americano "era bem menos utilizado por usuários que falam espanhol em relação aos falantes de inglês, e porque sentiu que os espanhóis não tinham seu próprio lugar no Twitter".
O site é apresentado como um microblog "exclusivo para a comunidade hispânica", que foi desenvolvido devido à saturação da Twitter.com. Com esta criação, Lío diz acreditar que está contribuindo para o crescimento do microblogging em espanhol.
Coincidentemente, nesta semana, Biz Stone, um dos criadores do Twitter, anunciou que sua companhia está procurando voluntários que possam traduzir a página para o espanhol, como parte de sua expansão para novos mercados (por enquanto, o Twitter está disponível apenas nos idiomas inglês e japonês).
Lío afirmou que, após ver o poder que teve o Twitter E.U. na eleição presidencial de 2008, pensou que poderia inspirar as eleições na Argentina com um sistema semelhante.
A empresa que detém o projeto é de-LIO Company, que começou o desenvolvimento em março de 2009 e tornou o site público em agosto.
Semelhanças e diferenças
Lío disse em uma entrevista ao site Fayerwayer.com que "o Birddi é simples. As pessoas são impacientes e querem se comunicar de uma forma rápida com seus amigos. O Birddi lhe faz uma pergunta - o que você está fazendo? - e as respostas devem ter 140 caracteres e podem ser enviadas também pelo celular".
O site ferece a opção de pesquisar tanto no Birddi como em outras páginas, além dos usuários poderem procurar por celebridades.
É exatamente como Twitter: você pode escrever mensagens curtas, postar fotos, seguir alguém. Mas uma grande diferença para o original é que o Birddi conta com publicidade do Google Adsence.
Logo que foi lançado e teve repercussão em mídias como o The Washington Post, El Pais, e Infobae Techcrunch, o Birddi foi criticado por muitos que o consideram um "clone" e uma "cópia descarada" do Twitter.
Por isso, De Lío considera fazer algumas mudanças no Birddi, porém, preservando sua estética.
De acordo com Lío, sua criação surgiu pois ele observou que o microblog americano "era bem menos utilizado por usuários que falam espanhol em relação aos falantes de inglês, e porque sentiu que os espanhóis não tinham seu próprio lugar no Twitter".
O site é apresentado como um microblog "exclusivo para a comunidade hispânica", que foi desenvolvido devido à saturação da Twitter.com. Com esta criação, Lío diz acreditar que está contribuindo para o crescimento do microblogging em espanhol.
Coincidentemente, nesta semana, Biz Stone, um dos criadores do Twitter, anunciou que sua companhia está procurando voluntários que possam traduzir a página para o espanhol, como parte de sua expansão para novos mercados (por enquanto, o Twitter está disponível apenas nos idiomas inglês e japonês).
Lío afirmou que, após ver o poder que teve o Twitter E.U. na eleição presidencial de 2008, pensou que poderia inspirar as eleições na Argentina com um sistema semelhante.
A empresa que detém o projeto é de-LIO Company, que começou o desenvolvimento em março de 2009 e tornou o site público em agosto.
Semelhanças e diferenças
Lío disse em uma entrevista ao site Fayerwayer.com que "o Birddi é simples. As pessoas são impacientes e querem se comunicar de uma forma rápida com seus amigos. O Birddi lhe faz uma pergunta - o que você está fazendo? - e as respostas devem ter 140 caracteres e podem ser enviadas também pelo celular".
O site ferece a opção de pesquisar tanto no Birddi como em outras páginas, além dos usuários poderem procurar por celebridades.
É exatamente como Twitter: você pode escrever mensagens curtas, postar fotos, seguir alguém. Mas uma grande diferença para o original é que o Birddi conta com publicidade do Google Adsence.
Logo que foi lançado e teve repercussão em mídias como o The Washington Post, El Pais, e Infobae Techcrunch, o Birddi foi criticado por muitos que o consideram um "clone" e uma "cópia descarada" do Twitter.
Por isso, De Lío considera fazer algumas mudanças no Birddi, porém, preservando sua estética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário