BLOG INATIVO DESDE JAN/2010

Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Novas regras da reforma ortográfica da Língua Portuguesa chegam ao Office 2007


Cansado do Word acentuar suas idéias freqüentes*? A Microsoft acaba de atualizar o pacote Office 2007 com as novas regras ortográficas da Língua Portuguesa, em vigor desde janeiro, para que os usuários não sofram mais com as correções erradas, baseadas na ortografia antiga.

Os usuários já podem fazer gratuitamente o download das atualizações do verificar gramatical, ortográfico e do dicionário de sinônimos no Centro de Downloads da Microsoft. Com a atualização, o Verificador Ortográfico, o Dicionário de Sinônimos e o Verificador Gramatical em Português (Brasil) passam a corrigir as palavras de acordo com as novas regras. 

"Apesar do acordo ortográfico alterar a grafia das palavras no Brasil em somente 0,5%, as adaptações das ferramentas de correção gramatical foram complexas e exigiram diversos testes para garantir a eficácia do programa", explicou Eduardo Campos de Oliveira, gerente de Marketing e Negócios da Divisão de Produtividade e Colaboração da Microsoft Brasil.
Para que o download tenha sucesso, é necessário que o usuário tenha instalado previamente a atualização Service Pack 2. Se o Office 2007 está em inglês utilizando o Language Pack em Português, também é preciso instalar o Service Pack 2 deste pacote.
Já baixou as atualizações do Office 2007 com as novas regras ortográficas? Conte aqui se as ferramentas estão funcionando.

Mas, se você usa versões mais antigas do Office, as atualizações não valem. Uma solução é utilizar sites alternativos, como o Português Exacto ou o Ortografa.

*Segundo o novo acordo ortográfico, em vigor no Brasil desde o início de 2009, as suas "ideias frequentes" perderam os acentos: o trema não é mais utilizado e o acento agudo caiu para ditongos abertos das palavras paroxítonas (como em jiboia ou plateia). O acento circunflexo também desaparece em palavras terminadas em “êe” e “ôo” como, por exemplo, na palavra voo. No Brasil, as duas versões da ortografia poderão conviver até 31 de dezembro de 2012, mas é bom já ir se acostumando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário