BLOG INATIVO DESDE JAN/2010

Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Cuidado: E-mails em nome do Ministério Público tentam roubar dados confidenciais

Mais um tipo de phishing, fraude eletrônica na qual ladrões virtuais se passam por empresas para roubarem dados, vem circulando na web.

O alvo agora são os órgãos públicos do Brasil. E-mails do Ministério Público Federal (MPF), da Procuradoria Geral da República, com uma intimação para comparecer em audiência têm invadido a caixa de correio das pessoas.


Segundo o MPF, nenhum aviso ou intimação são feitos por e-mail. Na própria página do site do órgão há um aviso alertando aos usuários que circula um e-mail falso com o nome do MPF, para as pessoas não clicarem em links e apagarem a mensagem.

De acordo com a Symantec, quando se trata de phishing, os sites do Governo representam apenas 1% dos e-mails maliciosos. Os serviços financeiros e bancos são a maioria, com 76%, seguidos dos provedores (10%), de empresas de varejo (8%) e de redes sociais (4%).
Em 2008, foram detectadas 55.389  páginas que hospedam phishing, com um aumento de 66% em relação ao ano de 2007.

Ainda segundo o relatório, o Brasil é o quarto maior emissor de phishing do mundo, com 4% do total detectado pela Symantec. O número vem crescendo, já que em 2007, o país ocupava a 12º colocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário