BLOG INATIVO DESDE JAN/2010

Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de junho de 2009

EUA pressionam Google e editores sobre acordo de livros online



O Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos enviou pedidos oficiais para o Google e editoras por informações a respeito de um acordo que permitiria ao buscador tornar online milhões de livros, afirmaram fontes do Wall Street Journal na terça-feira (09/06).

Em abril, os EUA começaram a investigar se o acordo entre o Google Book Search e as editoras viola leis antitruste, após livrarias reclamarem sobre a parceria. Os pedidos de investigação civil são os mais fortes sinais de que o DOJ pode tentar bloquear ou forçar uma renegociação do acordo para publicar livros na web, fechado no ano passado e ainda não aprovado legalmente.

O Chief Executive Officer (CEO) do grupo de editoras Hachette Book Group confirmou ao jornal que recebeu um pedido de investigação civil, mas não comentou nada além disso. Já uma editora de Nova York disse que o DOJ está pedindo documentos sobre preços, estratégias digitais e conversas com outras editoras que estejam ligadas ao acordo com o Google.

O acordo tem sido criticado por vários executivos da indústria, sob a alegação de que dará imunidade vasta de direitos autorais ao Google, dificultando que rivais entrem no mercado de livros digitais.

Oficialmente, uma porta-voz do DOJ se recusou a confirmar ou comentar as ações do departamento.

Fonte: UOL Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário