O Yahoo anunciou na segunda-feira que havia reestruturado seu serviço de buscas de maneira a concorrer com o Bing, da Microsoft, mesmo que agora dependa da gigante do software para acionar seu sistema de buscas.
O anúncio de planos para reformular a aparência do Yahoo Messenger e Mail e de ampliar as funções do serviço de buscas da empresa surgiu depois de notícias de que tanto Yahoo quanto Google haviam perdido algum terreno no mercado de buscas para a Microsoft, no mês passado.
"Não somos uma versão do Bing", disse Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Yahoo, a repórteres, na sede da companhia.
"Somos o Yahoo, e continuaremos a sê-lo. Colaboramos na infraestrutura, mas ainda somos rivais de mercado", disse.
Em um evento para a imprensa realizado em sua sede, a empresa ofereceu novos detalhes quanto ao seu complexo relacionamento com a Microsoft.
No final de julho, Microsoft e Yahoo assinaram um acordo de 10 anos sob o qual as buscas em sites do Yahoo serão geradas pelo novo sistema de buscas Bing, da Microsoft. As empresas esperam que o arranjo comece a funcionar no ano que vem.
A Microsoft adquirirá licença de uso da tecnologia de buscas do Yahoo, permitindo que ela integre certos aspectos da tecnologia ao Bing. O produto de publicidade vinculada a buscas da Microsoft, o AdCenter, também substituirá a verão equivalente do Google, conhecida como Panama.
Raghavan disse que quando a Microsoft enviar anúncios em companhia de suas respostas sobre buscas, a Yahoo poderia ou não usar todos eles, a depender de uma fórmula complexa.
Uma nova série de caixas à esquerda dos resultados de busca e anúncios oferecerá aos usuários maneiras adicionais de utilizar aquilo que encontraram, disse Larry Cornett, vice-presidente de produtos de busca do Yahoo.
Uma das caixas, acionada por software de segurança da McAfee, filtrará links perigosos. Vídeos poderão ser assistidos diretamente na página de buscas.
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