Os softwares educacionais estão deixando para trás a velha e sisuda forma de ensinar, transformando o aprendizado numa aventura divertida
Por que a teoria não muda a prática?Por falar em teoria, estudando, deparei-me com a afirmativa de Morin, que nos diz resumidamente:
A cultura é o resultado evolutivo da complexidade dos modos de relação e comunicação. O Homem é um ser inacabado, ao mesmo tempo condicionado pela situação em que vive e está aberto a todas as possibilidades, sujeito ao aperfeiçoamento.
Educar é uma relação extremamente complexa, mesmo a educação que lidamos em casa e principalmente a educação formal e institucionalizada da escola.
Na educação é inegável a importância do computador como instrumento na complementação do ensino, levando o processo pedagógico da escola a obter resultados mais promissores no ensino básico, bem como oportunizando o estudante a um contato inicial com a informatização, abrindo discussões de suma importância na sociedade nos dias de hoje
Cada profissional da educação tem que repensar dia a dia sua prática. A escola, como instituição precisa abrir seu espaço. Crises enfrentadas de forma criativa, significam pontos de reorganização e melhoria. É preciso que os alunos reconheçam que a escola é um lugar essencial para a realização humana em toda sua complexidade.
Um trabalho didático que leve em conta a cultura em que a escola se insere, o tipo de vida dos alunos, e a visão de mundo que eles possuem neste contexto.
Trata-se de uma mudança de postura. De dentro para fora. Não basta repetir discursos.
Esta distância entre teoria e prática é um fato.
Eu me pergunto se realmente a teoria atinge o professor, ou seja, se ela é reelaborada por ele.
Outra coisa que eu vejo e que alguns estudos já apontaram é a resistência do professor, que se dá não somente por temer ou não querer mudar. Que acontece por não assimilar treinamentos e diretrizes que vem de cima sem discussão e sem que estes processos sejam significativos para o professor. Precisamos criar diferentes formas de aprendizagem e de ensino com o auxílio da tecnologia, tendo como centro o aluno e suas necessidades de aprendizado.
Não se trata de fazer o que eles querem, falar só sobre o que lhes interessa, mas de partir daí. Talvez seja um bom começo de ruptura, de reorganização, e entrar na era digital.
A cultura é o resultado evolutivo da complexidade dos modos de relação e comunicação. O Homem é um ser inacabado, ao mesmo tempo condicionado pela situação em que vive e está aberto a todas as possibilidades, sujeito ao aperfeiçoamento.
Educar é uma relação extremamente complexa, mesmo a educação que lidamos em casa e principalmente a educação formal e institucionalizada da escola.
Na educação é inegável a importância do computador como instrumento na complementação do ensino, levando o processo pedagógico da escola a obter resultados mais promissores no ensino básico, bem como oportunizando o estudante a um contato inicial com a informatização, abrindo discussões de suma importância na sociedade nos dias de hoje
Cada profissional da educação tem que repensar dia a dia sua prática. A escola, como instituição precisa abrir seu espaço. Crises enfrentadas de forma criativa, significam pontos de reorganização e melhoria. É preciso que os alunos reconheçam que a escola é um lugar essencial para a realização humana em toda sua complexidade.
Um trabalho didático que leve em conta a cultura em que a escola se insere, o tipo de vida dos alunos, e a visão de mundo que eles possuem neste contexto.
Trata-se de uma mudança de postura. De dentro para fora. Não basta repetir discursos.
Esta distância entre teoria e prática é um fato.
Eu me pergunto se realmente a teoria atinge o professor, ou seja, se ela é reelaborada por ele.
Outra coisa que eu vejo e que alguns estudos já apontaram é a resistência do professor, que se dá não somente por temer ou não querer mudar. Que acontece por não assimilar treinamentos e diretrizes que vem de cima sem discussão e sem que estes processos sejam significativos para o professor. Precisamos criar diferentes formas de aprendizagem e de ensino com o auxílio da tecnologia, tendo como centro o aluno e suas necessidades de aprendizado.
Não se trata de fazer o que eles querem, falar só sobre o que lhes interessa, mas de partir daí. Talvez seja um bom começo de ruptura, de reorganização, e entrar na era digital.
Use a tecnologia para ampliar conhecimentos!! Isso sim é ideal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário