BLOG INATIVO DESDE JAN/2010

Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Lousa verde & Giz.... coisa do passado!

Lousa digital dispensa giz, apagador e coloca a educação na ponta dos dedos.

O formato é igual ao de uma lousa comum da sala de aula. Mas, com um toque na tela branca, o professor ensina com interatividade. O novo quadro é, na verdade, um grande monitor conectado a um computador. Sua superfície é sensível ao toque e, dessa forma, quando alguém mexe no quadro, o computador registra o que se fez, graças a um programa apropriado.

Com a ajuda da lousa digital e desse programa, o professor pode acessar páginas na internet, escrever, desenhar e gravar tudo o que foi escrito nas aulas. À sua disposição, ele também tem uma caneta especial que possui uma ponta de borracha, para não danificar a superfície da lousa e até um apagador virtual.

Há faculdades ainda no passado, "isso parece até engraçado".
Mas eu mesma conheci uma faculdade que usa lousa verde e giz! Os professores não leciona nem com apresentações de slides utilizando o data show....Aff. ( Faculdade ...sem comentários).


Enquanto muitas escolas estão se adaptando as novas tecnologias, muitas delas ainda estão paradas no tempo. "Em minha opinião é necessário que as escolas e todo meio de educação e comunicação se adaptarem à essas novas habilidades e competências, para a preparação de um conteúdo didático e interativo".


A grande maioria dos professores possui computador. O problema é que eles ainda centram a sua sistematização didática unicamente na forma de papel, pautados na oralidade, devido à falta de familiaridade com as práticas didáticas das tecnologias. É verdade que o bom professor sabe ensinar sem fazer uso dos computadores, da mesma forma que ele pode ensinar sem fazer uso de vídeos, retro-projetores, projetores de slides, livros e até mesmo sem os velhos giz e lousa. Mas a questão verdadeira não se resume em o que se pode fazer sem os computadores e sim no que se pode fazer com os computadores.


Por fim, se o professor não possui um computador em sua casa, então talvez seja interessante e importante que a escola disponibilize o uso dos computadores da Sala de Informática para o corpo docente de forma livre, ou seja, de maneira que o professor, muito antes de usar os computadores para ensinar sua disciplina, comece a usá-los em sua própria vida. Um professor que comece a usar os computadores hoje, ainda que para “jogar paciência”, tem uma grande chance de ser um professor que usará a Sala de Informática para ensinar sua disciplina de forma bem mais interessante para os alunos e para ele mesmo.


A cada dia que passa torna-se mais necessário o uso de computadores em nossa vida cotidiana. Nossos alunos já vivem em um mundo povoado de computadores por toda parte, e nós também! As escolas tendem invariavelmente a incorporar os computadores como dispositivos regulares de apoio ao ensino, assim como incorporaram o mimeógrafo, o retroprojetor, o videocassete, o projetor de slides, aparelhos de DVD e etc.

A tendência para os próximos anos é que cada vez mais os computadores invadam as escolas com as aulas lecionadas em lousas digitais. Claro que sabemos que a desigualdade de classe social é muito grande em nosso país e muitas escolas vivem em situações precárias. Queremos mudar essa história e fazer do Brasil um país para todos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário