BLOG INATIVO DESDE JAN/2010

Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Procurando Quirinópolis na net?
















Se você está a procura de informações da cidade de Quirinópolis-Go, fotos das Usinas e vagas de
empregos, acesse o meu site:

sábado, 21 de fevereiro de 2009

"O Jovem e a Internet"

Em uma postagem anterior já comentei em meu blog a minha opinião a respeito do Orkut.
Nesta semana conversando com alguns alunos, frisamos quais os benefícios da Internet. Foi um absurdo os relatos de cada um deles. Todos meus alunos disseram que navegam horas no Orkut. Meu intuito com o debate foi ensiná-los como usar a Internet como uma ferramenta poderosa. Pude vêr que as pessoas em geral ainda não conhece o poder do mecanismo de busca de informações que a rede têm. O desempenho dos estudantes Brasileiros está piorando a cada dia nas escolas devido ao mal acesso da internet, ao invés de enriquecer os seus conhecimentos e fazer pesquisas a maioria dos jovens e adolescentes passa horas navegando em coisas inúteis.

Qualquer pessoa pode constatar, basta ir a qualquer Lan House e verás que 99,999 dos computadores estão conectados no Orkut e MSN nada de pesquisa, nada de leitura, nada que agregue valor, somente cultura inútil e ainda deturpando a língua Portuguesa com essas linguagem de internauta que afeta a nossa escrita.
O Orkut foi criado como comunidade internacional, mas caiu no gosto do Brasileiro que tomou conta e praticamente expulsou pessoas de outros paises, e com o MSN criou as condições ideais para acabar com a privacidade e para repercutir as fofocas, o jovem Brasileiro está cada vez mais longe da aprendizagem e sem cultura.


A internet deve ser um instrumento de desenvolvimento social.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Desempregado? Cadastre-se no Sine!

O SINE é um serviço nacional gratuito que presta assessoria às empresas interessadas na contratação de profissionais em todas as áreas. Basta se derigir à uma agência de todo o Brasil, fazer o seu cadastro e partir daí surgindo uma vaga com o seu perfil, você é encaminhado pra seleção da vaga. Além do encaminhamento para entrevistas, o SINE ainda encaminha os profissionais cadastrados para cursos de qualificação profissional, expede carteira de trabalho e previdência social, atende o trabalhador solicitante do seguro desemprego, incentiva a geração de emprego e renda e, disponibiliza informações sobre mercado de trabalho, direitos e deveres de quem trabalha, por meio de atendimento direto nos Postos ou via mídia e Internet. Bom se você ficou interessado aqui está o link.

Desejo sorte para você!


sábado, 14 de fevereiro de 2009

Você já ouviu falar de “carreiras em Y”?

Os profissionais da área de TI (que engloba Redes e Telecom), às vezes perguntam-se para si mesmos:

“Serei promovido a chefe um dia?"
"Ou será que ficarei na área técnica para sempre?”.

E é exatamente neste ponto que surge o dilema:
Para atingir os níveis superiores, um bom salário e reconhecimento dentro da empresa, será que é mesmo necessário assumir uma função gerencial?

A resposta é NÃO! Você já ouviu falar de “carreiras em Y”?. Bom, carreiras em Y são distintas das carreiras verticais, um modelo mais comum e mais tradicional. Nas carreiras verticais (que poderiam ser chamadas de “Carreiras em I”), você começa como estagiário, por exemplo, e vai galgando posições até atingir o nível máximo - Presidente, por exemplo. O bom e velho modelo piramidal, onde a base possui a maioria dos funcionários e, o topo, uma minoria composta pela alta gerência.

Nas carreiras em Y, você não precisa necessariamente vislumbrar um cargo gerencial como modo de progredir profissionalmente. A base da estrutura é um lugar comum todos começam como estagiário, por exemplo. Porém, em um dado momento, o profissional decide se quer seguir uma carreira mais gerencial ser chefe, por exemplo ou , se quer evoluir como técnico, ou como especialista. Por incrível que pareça, atualmente existem especialistas que ganham MUITO mais que gerentes e, em alguns casos, chegam a ter um maior status dentro da empresa.

Qual carreira seguir? Chefe ou especialista? Depende do seu perfil. Se você acredita ter um perfil de liderança, ser chefe pode ser para você. Se você é um amante da área técnica, e não vê isso mudando no longo prazo, uma carreira técnica talvez seja mais interessante.

E qual o topo? Em carreiras em Y, o topo não é algo muito claro. O que é claro é que, uma pessoa extremamente técnica dificilmente será capaz de alcançar posições que demandem conhecimentos em outras áreas, como financeiro, marketing, comercial ou administrativo. Isso não significa que um profissional técnico não possa vir a ser Presidente de uma empresa. Ele apenas terá que incorporar conhecimentos mais específicos em sua bagagem intelectual.

O topo, para um profissional técnico, pode ser uma posição “Senior” qualquer, como analista, engenheiro, consultor ou tantas outras. Mais uma vez, em termos de retorno financeiro, um engenheiro sênior pode ter uma compensação maior que um gerente ou mesmo um diretor, dependendo do caso.

Se estás em dúvida analise seu perfil e sempre busque o melhor para você!


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Projeto 1º Emprego- Menor Aprendiz

No dia 13/02/2009 iniciarei uma nova turma de adolescentes entre15 e 16 anos, da Brigada Mirim Ambiental de Quirinópolis. Essa é a 2º turma do Projeto 1º Emprego. Por diversos motivos, a maioria desses alunos gostariam, o quanto antes, entrar no mercado de trabalho. Por isso, sugerimos aos alunos, que busquem começar sua vida profissional em funções mais simples, para poderem adquirir certa experiência e terem a chance de mostrar seu valor e seu potencial, e assim começar a sua carreira profissional.

Esse Projeto é muito apreciado aqui em Quirinópolis, e todos os que participam deste trabalho ficam satisfeitos com os resultados obtidos.

Muitas pessoas já ouviram falar sobre admissão de " Menores Aprendizes". Cresce cada dia mais o número de estabelecimentos que já contratam adolescentes por meio da Lei de Aprendizagem - 10.097.

Mesmo com características de um trabalhador comum, o adolescente contratado por meio dessa Lei ganha atenção diferenciada, principalmente no que diz respeito à sua formação profissional. Por isso, é importante ter consciência de que o adolescente não é um trabalhador qualquer, assim como os outros funcionários da empresa. O trabalho é o seu meio de aprendizagem.


Ao contratar, a empresa garantirá aos aprendizes a oportunidade de aprender uma profissão e de colocá-la em prática. Além de cumprir com a cota obrigatória estipulada por lei, tanto o adolescente quanto a empresa são beneficiados, já que a última pode estar investindo nos seus futuros profissionais, atuando como uma empresa socialmente responsável e ainda contribuindo com a renda familiar do adolescente.


Por que contratar o aprendiz?


Possibilidade de dar uma oportunidade ao adolescente e inseri-lo no mercado de trabalho.
  • Diminuição do FGTS de 8,5% para 2,5% (exceto para contribuintes pelo simples, em que a redução é de 8,0% para 2,0%).
  • Possibilidade de efetivação do adolescente após completar 18 anos, já que o mesmo conhecerá bem o funcionamento da empresa e as atividades a serem executadas.
  • Possibilidade de formular um Programa de Aprendizagem junto a ONGs (organizações não governamentais) que atendam às necessidades da empresa.
  • Jovens treinados e motivados.
  • Atende a cota obrigatória de aprendizes estipulada pela Lei 10.097.
  • Apesar de não serem obrigadas, as micro e pequenas empresas também podem contratar aprendizes.
  • Caso a cota mínima de aprendizes não seja preenchida, a empresa fica sujeita à multa.
  • Possibilidade de colocar a contratação no balanço social da empresa.
Para você que é Empresário e não sabe como admitir um menor Aprendiz, deixo aqui alguns preocedimentos:

Como contratar um aprendiz?


  1. Procurar uma organização que tenha Programa de Aprendizagem. (Sistema S, ONGs ou ETEs) Caso os programas não ofereçam o curso necessário, solicitar junto a uma ONG um programa de aprendizagem que atenda às suas necessidades.
  2. Envolver e orientar os funcionários da empresa, contribuindo assim, para uma melhor formação e integração do adolescente. Estudar junto à organização formadora e ao adolescente qual o melhor horário para o aprendiz colocar em prática suas atividades, priorizando sempre sua formação e respeitando seus horários escolares. Elaborar um contrato de aprendizagem.
  3. Priorizar os estudos e não a produção.
  4. Incentivar que o adolescente acabe minimamente o Ensino Médio e dê continuidade à sua formação.
  5. Pagar salário mínimo-hora e garantir todos os direitos trabalhistas e previdenciários. Manter o adolescente na empresa até ele completar 24 anos, exceto nos casos em que seu desempenho seja insuficiente ou esteja inadaptado; cometa falta disciplinar grave; ausência injustificada à escola que implique na perda do ano letivo ou ainda peça para sair.
  6. O adolescente não pode fazer hora-extra, nem trabalhar em locais insalubres.
  7. O contrato de aprendizagem não pode ultrapassar dois anos.
  8. Se o adolescente estiver cursando o Ensino Fundamental, o contrato de aprendizagem é de seis horas diárias, desde que nelas estejam computadas as horas de aprendizagem teórica.

VISUALIZE O MODELO DO CONTRATO DE TRABALHO

O SENAC
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) promove, há mais de 60 anos, o crescimento profissional e pessoal de milhões de brasileiros, por meio de uma vasta programação de cursos e atividades em 15 áreas de atuação em três tipos de ensino.
Com centenas de ambientes educacionais de ponta e especializados, como as empresas pedagógicas e as unidades móveis, o Senac está presente no Distrito Federal e em todos os estados, em quase 2.800 municípios. Até hoje, o Senac já prestou mais de 45 milhões de atendimentos. Por tudo isso, o Senac é considerado referência nacional em educação profissional.

Endereços:

Acre
Rua Alvorada, 777
Bosque - Rio Branco
CEP: 69909-380
Tel.: (68) 214-1005 / 214-1026
Fax: (68) 223-2480
http://www.ac.senac.br

Alagoas
Rua Pedro Paulino, 77
Poço - Maceió
CEP: 57025-340
Tel.: (82) 216-7800 / 216-7801
Fax: (82) 221-7146
http://www.al.senac.br

Amapá
Av. Henrique Galúcio, 1.999
Santa Rita - Macapá
CEP: 68900-170
Tel.: (96) 312-1203 / 312-1234
Fax: (96) 223-2455
http://www.ap.senac.br

Amazonas
Av. Djalma Batista, 2.507
Chapada - Manaus
CEP: 69050-010
Tel.: (92) 216-5740
Fax: (92) 216-5747
http://www.am.senac.br

Bahia
Av. Tancredo Neves, 1.109/ 10º Casa do Comércio
Pituba - Salvador
CEP: 41820-021
Tel.: (71) 341-8700 / 341-4312
Fax: (71) 341-4527
http://www.ba.senac.br

Ceará
Av. Tristão Gonçalves, 1.245
Centro - Fortaleza
CEP: 60015-002
Tel.: (85) 254-5688 / 231-7923
Fax: (85) 452-7054
http://www.ce.senac.br

Distrito Federal
SIA Trecho 3 - Ed. SIA
Centro Empresarial
Cobertura - Brasília, DF
CEP 71200-030
Tel.: (61) 33138877 / 33138800
Fax: (61) 3313-8803
http://www.senacdf.com.br

Espírito Santo
Rua Amenophis de Assis, 255
Bento Ferreira - Vitória
CEP: 29050-630
Tel.: (27) 325-8222 / 235-1748
Fax: (27) 325-8222
http://www.es.senac.br

Goiás
Rua 31 - A, 43
Setor Aeroporto - Goiânia
CEP: 74075-470
Tel.: (62) 212-5108
Fax: (62) 225-3194
http://www.go.senac.br


Maranhão
Rua do Passeio, 495
Centro - São Luís
CEP: 65015-370
Tel.: (98) 3231-2044
Fax: (98)3 222-5737
http://www.ma.senac.br

Mato Grosso
Rua Dr. Jessé Pinto Freire, 171
Centro - Cuiabá
CEP: 78020-640
Tel.: (65) 614-2431/614-2400
Fax: (65) 614-2408
http://www.mt.senac.br

Mato Grosso do Sul
Rua 26 de agosto, 835
Centro - Campo Grande
CEP: 79002-913
Tel.: (67) 312-6250 / 312-6112
Fax: (67) 312-6241
http://www.ms.senac.br

Minas Gerais
Rua Tupinambás, 1.086, 5º andar
Centro - Belo Horizonte
CEP: 30120-910
Tel.: (31) 3278-4872
Fax: (31) 3278-4874
http://www.mg.senac.br

Pará
Av. Assis de Vasconcelos, 359
Centro - Belém
CEP: 66010 - 010
Tel.: (91) 224-7998 / 223-9824
Fax: (91) 224-7799
http://www.pa.senac.br

Paraíba
Rua Desembargador Souto Maior, 291 João Pessoa
CEP: 58013-190
Tel.: (83) 222-5980 / 222-7288
Fax: (83) 222-4221
http://www.pb.senac.br

Paraná
Rua André de Barros, 750
Curitiba
CEP: 80010-080
Tel.: (41) 219-4700
Fax: (41) 219-4715
http://www.pr.senac.br

Pernambuco
Av. Visconde de Suassuna, 500 - Santo Amaro - Recife
CEP: 50050-540
Tel.: (81) 3483 0333
Fax:(81) 3423-1851
http://www.pe.senac.br

Piauí
Av. Campos Sales, 1.111
Centro - Teresina
CEP: 64000-300
Tel.: (86) 221-7060 / 221-7146
/ 221-4468
Fax: (86) 221-4468
http://www.pi.senac.br

Rio de Janeiro
Rua Marquês de Abrantes, 99
Flamengo - Rio de Janeiro
CEP: 22230-060
Central Única de Informações:
(21) 3138-1018
http://www.rj.senac.br

Rio Grande do Norte
Rua São Tomé, 444
Cidade Alta - Natal
CEP: 59025-030
Tel.: (84) 4005-1000
Fax: (84) 4005-1001
http://www.rn.senac.br

Rio Grande do Sul
Rua Alberto Bins, 665 - 12º andar Porto Alegre
CEP: 90030-142
Tel.: (51)3284-1903
Fax: (51)3284-1904
http://www.senacrs.com.br

Rondônia
Rua Tabajara, 539- Pedrinhas
Porto Velho - CEP: 78903-034
Telefone: (69) 2181-6900
FAX: (69) 2181-6928 ou 6944
http://www.ro.senac.br

Roraima
Av. Major Williams, 2.060
Centro - Boa Vista
CEP: 69301-110
Tel.: (95) 623-1910
Fax: (95) 623-1690
http://www.rr.senac.br

Santa Catarina
Rua Felipe Schmidt, 785 -
Ed. Haroldo S. Glavan - 6º e 7º
Florianópolis
CEP: 88010-002
Tel.: (48) 251-0500
Fax: (48) 251-0515.
http://www.sc.senac.br

São Paulo
Rua Doutor Vila Nova, 228 - 7º
Vila Buarque - São Paulo
CEP: 01222-903
Tel.: (11) 3236-2000
Fax: (11) 3255-4487
http://www.sp.senac.br

Sergipe
Av. Ivo do Prado, 564
Centro - Aracaju
CEP: 49015-070
Tel.: (79) 212-1560 / 212-1561 / 212-1562
Fax: (79) 214-0420
http://www.se.senac.br


Tocantins
Av.13 AANO 20- Conjunto 03
Lote 3 e 4- Palmas
CEP: 77100-010
Tel.: (63) 219-1600
Fax: (63) 219-1630
http://www.to.senac.br


O futuro está em suas mãos, faça acontecer!
Profª. Tânia Regina Cazella

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Inclusão Digital Já!


Tempos modernos exigem comportamento moderno e até mesmo o aprendizado de novas teorias e tecnologias. Um excluído digital é também excluído social, e o computador já faz parte da vida do ser humano. Hoje em dia é fundamental que todos tenham acesso a terminais de computadores e saibam operar com alguns sistemas básicos que permitem, com grande velocidade e eficiência, digitar textos, fazer cálculos, trabalhar com imagens e gráficos, elaborar planilhas de contas, etc.Tenho vários exemplos no meu dia a dia de pessoas que trabalham em salas que tem computadores e não sabem utilizá-los. Vejo isso como um desafio e cultura das próprias pessoas, falta ao meu ver incentivo dos superiores a utilização da informática no dia a dia dessas pessoas. O acesso a informática é simples e importante para agilidade das informações. A exclusão digital é grande no nosso país e na maioria das vezes são pessoas menos favorecidas. Por isso faço a minha parte, compartilho meus conhecimentos e experiências, acredito no futuro e na tecnologia. Inclusão Digital Já! Sei que não posso mudar essa realidade em que vivemos, e ninguém tem esse poder, mas se cada um fizessem a sua parte, não haveriam diferenças entre as pessoas. Para mim, Inclusão Digital é um Direito Social, como serviços públicos de saúde, educação e etc...



As comunidades carentes, os mais pobres e pessoas com uma posição econômica desprivilegiada são excluídas digitalmente, pois não tem acesso à tecnologia.

Ajude o Brasil, mude essa realidade, compartilhe o seu conhecimento.





sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Lousa verde & Giz.... coisa do passado!

Lousa digital dispensa giz, apagador e coloca a educação na ponta dos dedos.

O formato é igual ao de uma lousa comum da sala de aula. Mas, com um toque na tela branca, o professor ensina com interatividade. O novo quadro é, na verdade, um grande monitor conectado a um computador. Sua superfície é sensível ao toque e, dessa forma, quando alguém mexe no quadro, o computador registra o que se fez, graças a um programa apropriado.

Com a ajuda da lousa digital e desse programa, o professor pode acessar páginas na internet, escrever, desenhar e gravar tudo o que foi escrito nas aulas. À sua disposição, ele também tem uma caneta especial que possui uma ponta de borracha, para não danificar a superfície da lousa e até um apagador virtual.

Há faculdades ainda no passado, "isso parece até engraçado".
Mas eu mesma conheci uma faculdade que usa lousa verde e giz! Os professores não leciona nem com apresentações de slides utilizando o data show....Aff. ( Faculdade ...sem comentários).


Enquanto muitas escolas estão se adaptando as novas tecnologias, muitas delas ainda estão paradas no tempo. "Em minha opinião é necessário que as escolas e todo meio de educação e comunicação se adaptarem à essas novas habilidades e competências, para a preparação de um conteúdo didático e interativo".


A grande maioria dos professores possui computador. O problema é que eles ainda centram a sua sistematização didática unicamente na forma de papel, pautados na oralidade, devido à falta de familiaridade com as práticas didáticas das tecnologias. É verdade que o bom professor sabe ensinar sem fazer uso dos computadores, da mesma forma que ele pode ensinar sem fazer uso de vídeos, retro-projetores, projetores de slides, livros e até mesmo sem os velhos giz e lousa. Mas a questão verdadeira não se resume em o que se pode fazer sem os computadores e sim no que se pode fazer com os computadores.


Por fim, se o professor não possui um computador em sua casa, então talvez seja interessante e importante que a escola disponibilize o uso dos computadores da Sala de Informática para o corpo docente de forma livre, ou seja, de maneira que o professor, muito antes de usar os computadores para ensinar sua disciplina, comece a usá-los em sua própria vida. Um professor que comece a usar os computadores hoje, ainda que para “jogar paciência”, tem uma grande chance de ser um professor que usará a Sala de Informática para ensinar sua disciplina de forma bem mais interessante para os alunos e para ele mesmo.


A cada dia que passa torna-se mais necessário o uso de computadores em nossa vida cotidiana. Nossos alunos já vivem em um mundo povoado de computadores por toda parte, e nós também! As escolas tendem invariavelmente a incorporar os computadores como dispositivos regulares de apoio ao ensino, assim como incorporaram o mimeógrafo, o retroprojetor, o videocassete, o projetor de slides, aparelhos de DVD e etc.

A tendência para os próximos anos é que cada vez mais os computadores invadam as escolas com as aulas lecionadas em lousas digitais. Claro que sabemos que a desigualdade de classe social é muito grande em nosso país e muitas escolas vivem em situações precárias. Queremos mudar essa história e fazer do Brasil um país para todos!





quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Começou meu ano novo!

Inicie meu ano letivo de 2009 nesta semana. Com seis novas turmas de vinte alunos diariamente, com idades acima de 16 anos. Muitos alunos diferentes e cada um com sua personalidade e processo de aprendizagem. Nesse ano espero alcançar meus objetivos e concluir o meu plano de curso. Aqui em Quirinópolis –Go, a procura por conhecimento em informática está no seu auge. A cidade vem se destacando muito no Brasil, por ser uma terra de grandes oportunidades de empregos. Estou conhecendo um pouco do perfil de cada aluno. Hoje lecionei para as turmas do Curso de Iniciação. Foi muito bom o aproveitamento das aulas. Para eu, é muito gratificante ver o meu trabalho reconhecido pelas pessoas e principalmente pelos meus alunos. Pude senti que esse semestre será de grande aproveitamento por cada um deles. Estou feliz por voltar à ativa e ver o sorriso em cada rosto e a alegria de todos por conhecer um simples computador!

Cabe ao professor em qualquer área que esteja lecionando a responsabilidade de usar as ferramentas e didática de maneira que contibuia para a aprendizagem. Cada professor deve estar ciente das novas tecnologias para assim encaminhar seus alunos no rumo certo para aprender, aproveitar e explorar o ensimanento Ser Professor é muito mais do que transmitir os conhecimentos e as experiências. Ser Professor é ensina com dedicação e paciência sempre respeitando cada um dos alunos segundo as suas limitações e dificuldades. Ensinar é tudo! É maravilhoso!


domingo, 1 de fevereiro de 2009

Entrevista de Emprego

Não há porque temer uma entrevista. Ao contrário, pense em que pode ser uma oportunidade de você mostrar para a pessoa que o está entrevistando quais são as suas qualidades e por quais motivos deveria recomendar a sua contratação.

PLANEJAMENTO: Nada se faz sem planejamento adequado. Você tem uma entrevista de emprego marcada? Então faça um planejamento. Primeiro raciocine sobre qual é o objetivo da entrevista, no seu caso. O potencial empregador quer saber:

1. Quem você é

2. O que você já fez

3. O que o seu último empregador acha de você

4. Que resultados conseguiu nos últimos empregos

5. O que pode fazer para a empresa dele

6. O que pode conseguir fazendo o que faz para a empresa dele

DURANTE A ENTREVISTA: Permaneça ligado ao objetivo principal da entrevista: o entrevistador quer saber como você pode ser útil para a empresa. Não minta em momento algum. Se o entrevistador perguntar: Porque você saiu do seu trabalho? E você foi demito. Fale a verdade! Não é crime ser demitido ou ter permanecido pouco tempo em cada emprego – as situações de cada momento são diferentes. Você ganhará mais pontos com a franqueza e a sinceridade.


PRESTE ATENÇÃO PARA NÃO...

Falar em demasia

Franzir a testa em demasia

Discordar em demasia

Ser dogmático

Mostrar impaciência

Ser emotivo

Ignorar perguntas

Mudar de assunto de repente

Desviar o olhar do entrevistador por muito tempo

Contar piadas


Quirinópolis-Go

Um pouco de Quirinópolis-Go

Quirinópolis está localizado no sudoeste do estado de Goiás. Atualmente com 38.064 habitantes. É uma cidade tranqüila e hospitaleira, com seus costumes regionais, belas serras e cachoeiras. A cidade vem sendo destaque nesses últimos anos. Devido a instalação de duas usinas de cana-de-açúcar em funcionamento, a São Francisco (GRUPO- USJ) e a Usina Boa Vista. Junto com a cana, vieram os empregos. Atualmente com o desemprego em alta em todo o mundo, aqui em Quirinópolis vivemos outra realidade. Há em média de 200 vagas por dia. Mas o que falta são qualificações. De 125 pessoas encaminhadas para o mercado de trabalho local em 2003, o número saltou para 2.291 em 2008. A cidade é uma terra de oportunidade em geração de emprego e renda. Reconheço que além da geração de empregos, a cidade está em fase de crescimento urbano. Vale a pena conhecer um pouco mais de Quirinópolis. Aqui nós podemos protagonizar nossa busca pelo sucesso, conseguimos ter visões de rotas de vitória, mas também precisamos prever situações inesperadas.


"Quirinópolis estou com você!!!
Tânia R. Cazella

Fotos de Quirinópolis:
http://taniacazella.weebly.com/quirinoacutepolis-go-araras-sp.html


Fotos da Usina São João