BLOG INATIVO DESDE JAN/2010

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Entrevista de Emprego

Esta noite eu estava elaborando a apostila do curso de informática básico que iniciará semana que vem e achei interessante postar aqui no Inclusão Digital sobre essa aula. Então vamos lá:

ENTREVISTA DE EMPREGO

Não há porque temer uma entrevista. Ao contrário, pense em que pode ser uma oportunidade de você mostrar para a pessoa que o está entrevistando quais são as suas qualidades e por quais motivos deveria recomendar a sua contratação.


  • PLANEJAMENTO: Nada se faz sem planejamento adequado. Você tem uma entrevista de emprego marcada? Então faça um planejamento. Primeiro raciocine sobre qual é o objetivo da entrevista, no seu caso. O potencial empregador quer saber:

1. Quem você é

2. O que você já fez

3. O que o seu último empregador acha de você

4. Que resultados conseguiu nos últimos empregos

5. O que pode fazer para a empresa dele

6. O que pode conseguir fazendo o que faz para a empresa dele

  • DURANTE A ENTREVISTA

Permaneça ligado ao objetivo principal da entrevista: o entrevistador quer saber como você pode ser útil para a empresa. Não minta em momento algum. Se o entrevistador perguntar: Porque você saiu do seu trabalho? E você foi demito. Fale a verdade! Não é crime ser demitido ou ter permanecido pouco tempo em cada emprego – as situações de cada momento são diferentes. Você ganhará mais pontos com a franqueza e a sinceridade.


  • PRESTE ATENÇÃO PARA NÃO...

* Falar em demasia

* Franzir a testa em demasia

* Discordar em demasia

* Ser dogmático

* Mostrar impaciência

* Ser emotivo

* Ignorar perguntas

* Mudar de assunto de repente

* Desviar o olhar do entrevistador por muito tempo

* Contar piadas

  • NÃO FIQUE ANSIOSO

Um dos maiores problemas durante uma entrevista é que o candidato pode ficar ansioso antes da conversa e durante a conversa. Calma! Uma entrevista não é uma ameaça. Ao contrário: se você foi chamado para uma entrevista, é porque já passou na primeira fase do recrutamento, que foi a análise do currículo. Portanto, você já é uma pessoa especial para o entrevistador, porque foi pré-selecionado. Isto somente já é motivo para aumentar a sua autoconfiança.


Se você tem dicas adicionais sobre como agir durante entrevistas.

Ou se quiser contar como foi a sua experiência, deixe seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário